Capítulo 103: Golpe Devastador (Parte 1)
Na segunda metade da noite, as duas forças não se enfrentaram com tanta intensidade, mas os avanços e recuos continuaram entrelaçados sem cessar.
Somente nas primeiras horas da madrugada do dia seguinte, esse confronto chegou a uma pausa.
Naminfu e seus homens aproveitaram uma brecha para descansar um pouco, a fim de recuperar as forças e se preparar para a batalha que certamente se iniciaria com a chegada do quarto príncipe.
Ele e seus subordinados, seguindo o costume mongol, formaram um círculo e se encolheram no chão para descansar. Essa posição era eficaz contra o vento frio, mas o pântano era úmido e quente demais, e os mosquitos e moscas voavam em círculos, deixando todos irritados. Apesar do cansaço extremo, ninguém conseguiu dormir direito.
Após um breve cochilo, a luz do sol bateu em seu rosto, penetrando pela pálpebra direita danificada, iluminando os olhos de Naminfu com um brilho intenso. Incapaz de continuar descansando, ele forçou os olhos a se abrirem e tentou sentar-se, mas sentiu uma dor lancinante nas costas e na cintura que o imobilizou por alguns instantes.
Esticando o pescoço para frente, ele observou cerca de quarenta homens reunidos à sua frente, além dos sentinelas que estavam mais ao longe. A tropa original de mais de cem homens havia sofrido perdas superiores a trinta por cento após a batalha noturna. Contudo, eram guerreiros sob o comando de Genghis Khan, cada um com sangue em seu corpo, e certamente haviam eliminado inimigos em número ainda maior.
Naminfu percebeu que seu escravo pessoal, Qian Buhua, não havia dormido. Ele estava sentado sobre um galho grosso que emergia da água a alguns metros dali, com o arco e flechas ao seu lado, atento às movimentações a leste.
A leste havia uma praia de pedras fragmentadas, com água que mal cobria os tornozelos, repleta de lama e musgo. O rio fazia uma curva ao final da praia, traçando um arco do norte para o oeste e depois para o leste, formando extensos pântanos nas margens.
No interior dos pântanos da margem leste, cercados por juncos que alcançavam a altura de um homem, o inimigo estava acampado.
Eles haviam perseguido o inimigo a noite toda, sem conseguir se desvencilhar da perseguição de Naminfu, que mantinha vários de seus melhores homens observando-os de longe, sem piscar.
Qian Buhua era um deles.
Naminfu se lembrava vagamente de que Qian Buhua havia dito que tinha vinte anos, era um estudioso da dinastia Xi Xia, e já havia copiado sutras budistas para a nobreza xi xia. Mas sua pele escura e seu rosto envelhecido, aparentando mais de quarenta anos, resultado do emagrecimento abrupto, deixavam sua pele caída, evidenciando uma vida de muitas dificuldades.
Qian Buhua era habilidoso, sua montaria não ficava atrás da dos mongóis comuns e, pelas cicatrizes em seu corpo, sabia-se que já enfrentara batalhas sangrentas. Era um homem muito útil, mas Naminfu lamentava que ele ainda não fosse um verdadeiro mongol.
Com os anos, sob a bandeira do grande khan, as conquistas foram incessantes, as fronteiras do império mongol se expandiram e o exército cresceu. Novos comandantes de mil e cem homens foram nomeados, formando forças muito maiores do que Naminfu poderia imaginar.
Mesmo reunindo todos os mongóis das estepes — dos clãs Qiyan, Borjigin, Baarin, Beleghunati e tantos outros — ainda não havia soldados suficientes para completar as fileiras.
Nem mesmo incluindo os clãs Kerait, Naiman e Onggut bastaria.
Por isso, começaram a incorporar pessoas de fora das estepes mongóis ao exército. Como Qian Buhua, que chegou à estepe como escravo, ou Huga, um simples tolo.
Essa também era a razão pela qual Naminfu desejava capturar algumas mulheres. No exército, havia pessoas de diversas origens, muitas delas ainda desconhecendo umas às outras. Somente com a presença de mulheres e crianças nas tendas, muitos começariam a considerar a estepe seu verdadeiro lar.
Enquanto as pessoas tivessem uma família, o batalhão teria continuidade e não seria mais desfeito. Gradualmente, todos se tornariam mongóis de fato. Mesmo que os guerreiros morressem no campo de batalha, seus descendentes continuariam vivendo na estepe.
Não muito longe de Naminfu, Abul lançou um olhar frio para Qian Buhua; ele não gostava daquele chinês.
Na verdade, ele não gostava de nenhum chinês, pois achava que eles tinham muitas artimanhas, conheciam demais do mundo além da estepe e, por isso, nunca aceitariam verdadeiramente as regras da estepe.
Naminfu fingiu não notar a expressão de Abul.
Abul fora um homem alegre, amante de bebida, canto e dança, mas depois de tantas batalhas, tornara-se cada vez mais rigoroso e excêntrico.
Para Naminfu, os chineses também tinham cabelos e olhos negros, então por que não poderiam estar nas fileiras mongóis? Huga, que estava ao lado de Abul, tinha pelos amarelos como um monstro, e Abul não se incomodava com ele?
Contudo, como comandante de cem homens, Naminfu não se preocupava com esses pensamentos triviais.
No campo de batalha, bastava lutar com vigor. Assim, as pessoas do batalhão se conheceriam, e aqueles que não confiassem em seus companheiros morreriam mais rapidamente.
Nesse momento, Abul olhou diretamente para o rosto de Naminfu e, de repente, mostrou uma expressão respeitosa. Ele saltou e curvou-se profundamente.
Naminfu também se levantou rapidamente. Quando recuperou a consciência plena, o som de cascos já chegava perto.
Guerreiros mongóis experientes jamais permitiriam que estranhos se aproximassem tão facilmente de seu local de descanso. Mas seus homens estavam tão exaustos que perderam a vigilância, o que o deixou muito apreensivo.
Antes que ele pudesse se curvar, Torei, vestindo armadura refinada e um chapéu de feltro com bordas enroladas, saltou do cavalo e correu até ele, segurando seu braço.
Torei era jovem e vigoroso, com olhos especialmente brilhantes. Sorriu e disse:
— Naminfu, bravo guerreiro da bandeira negra de cinco pontas! Vim com minhas tropas para cá, sei do esforço de vocês durante a noite e reconheço seus méritos! Diga, do que precisa? Uma nova tenda? Ou uma boa mulher que possa gerar filhos?
Comparado a seus irmãos ferozes e altivos, Torei sempre fora acessível e gentil. Não apenas os nobres comandantes, mas também os soldados comuns gostavam de conversar com ele.
Naminfu sorriu e respondeu:
— Quarto príncipe, meus homens estão prontos para lutar sob sua bandeira a qualquer momento, para conquistar tendas e mulheres. Mas não têm cavalos... não têm cavalos bons o suficiente!
Ele observou a expressão de Torei, seu olho direito protuberante piscando astutamente, e continuou:
— Por favor, generoso quarto príncipe, dê-nos alguns cavalos bons, já com selas preparadas! Queremos montar os cavalos que você nos conceder; seremos seus aljinchins fiéis. Em batalha, informaremos seus movimentos, e as mulheres, donzelas e bons cavalos capturados serão suas ofertas; na caça, traremos as presas até você.
Torei estendeu a mão e puxou carinhosamente o bigode de Naminfu:
— Muito bem, meu fiel comandante Naminfu! Vou dar bons cavalos a vocês, um para cada homem, mas não de graça. Montando meus cavalos, vocês deverão me informar dos movimentos do inimigo... Então, diga-me, onde está nosso inimigo?
— Eu o guiarei, quarto príncipe. O inimigo está à frente!
O grupo desmontou e caminhou por várias léguas até uma inclinação íngreme mais alta. Para manter a ocultação, todos caminharam curvados, até se deitarem no topo da encosta, expondo apenas os olhos para observar.
Torei avistou o inimigo.
Num trecho onde o rio fazia uma curva, a cerca de duas léguas em linha reta, um contingente de aproximadamente mil cavaleiros do exército Jin recolhia seus cavalos e bagagens, preparando-se para levantar acampamento.
— Pegamos eles! — exclamaram felizes alguns comandantes mongóis.
— São as tropas de elite do exército Jin! — Torei semicerrava os olhos, observando por um longo momento — Pelo menos metade deles usa armadura, e seus cavalos são bons. Porém, suas bandeiras estão dispersas; vejo alguns sentados, outros em pé, e alguns andando de um lado para o outro com uma postura relaxada... Parece que não estão tensos?
Naminfu ficou apreensivo:
— Quarto príncipe, conforme suas ordens, mantivemos os olhos fixos no inimigo, sem permitir que saíssem de nosso alcance. Mas na escuridão da noite, não conseguimos nos aproximar para enfrentar a luta, então eles...
— Você fez um bom trabalho — Torei interrompeu com um gesto.
Depois, dirigiu-se aos outros oficiais:
— O exército Jin sempre age assim. Eles não aguentam esforços, nem imaginam quão rápidos somos. Muito bem, vamos dar-lhes um golpe doloroso! Vamos ver se são gazelas, raposas ou lobos!