Volume I O Império do Dinheiro Capítulo 058 Ciumento

Coroado como Rei Tão puro quanto Odin 3294 palavras 2026-02-07 13:05:37

Após a partida de Pagná, o paladino cuspiu o veneno que não havia engolido. Parte do líquido escorreu por sua garganta, causando-lhe tonturas e vertigens. O brasão de espada de bronze em seu peito irradiou luz sagrada, expulsando as fracas toxinas de seu corpo. A intensidade da luz era tamanha que impedia qualquer um de abrir os olhos; não parecia de todo a luz sagrada que ele deveria possuir. Contudo, o segredo por trás disso poderia ser investigado depois; o mais importante agora era que o traidor de Deus precisava ser punido.

Nem o tribunal eclesiástico de Blocote, nem o de Varna eram dignos de confiança. A Igreja havia se corrompido, traindo sua própria fé. Cheio de ira, Saibotan cerrava os punhos com determinação: ele faria com que todos esses traidores pagassem pelo que fizeram.

No momento, o único em quem podia confiar era o tribunal secular; apenas o Primeiro Tribunal poderia manter a justiça. Porém, mesmo diante do tribunal dos homens, restava uma grande dúvida: depois de tantas decepções, ele já não confiava em ninguém, sendo obrigado a recorrer a métodos extremos.

O procurador-chefe do Primeiro Tribunal de Varna dormia profundamente. Tinha uma vida invejável: uma esposa bela e gentil, uma filha adorável, uma casa ampla e luminosa, luxuosamente decorada a ponto de rivalizar com o palácio do rei. Com seu salário, jamais teria acesso a tal conforto.

Com o tempo, acostumara-se a usar o poder em benefício próprio. Acumulou uma fortuna considerável, mantendo relações amistosas com grandes comerciantes. Em troca de vantagens, estava sempre disposto a ajudá-los. A justiça, corrompida pelo ouro, há muito fora esquecida.

A necessidade fisiológica o obrigou a levantar-se em direção ao banheiro. Vestindo um pijama largo, o procurador-chefe caminhou até o cômodo, que ficava ao lado da sala de estar. Ao lançar os olhos para a sala, viu uma silhueta sentada no sofá.

Alguém em sua casa? Impossível. Deveria estar enganado. Esfregou os olhos, mas a figura permanecia lá, observando-o fixamente.

Pretendia gritar, quando a figura no sofá falou: “Se não quiser que os corpos de toda a sua família sejam recolhidos amanhã pela polícia local, cale-se e sente-se aqui.”

A boca secou, o desejo de urinar desapareceu. Tremendo, o procurador-chefe entrou na sala e sentou-se diante do intruso. Pensou tratar-se de um ladrão e, desesperado, implorou: “Posso lhe dar uma grande soma de dinheiro. Não faça mal à minha família. Prometo jamais contar a ninguém sobre esta noite; será nosso segredo.”

Saibotan não estava ali por dinheiro. Fitou friamente o procurador-chefe, que parecia ainda mais obeso no pijama. “Escute, você vai responder a algumas perguntas. Se mentir ou esconder qualquer detalhe, não hesitarei em decepar a cabeça de todos aqui. Se entendeu, faça que sim com a cabeça.”

O procurador, sem respirar, assentiu, aguardando as perguntas.

“Senhor Alkmar já lhe ofereceu suborno?”

O procurador negou com a cabeça.

“Você mente. Um procurador honesto jamais teria um apartamento tão luxuoso só com o salário.” Saibotan parecia saber de tudo, não havia como ocultar a verdade.

Tremulo, o procurador justificou: “Recebi suborno, mas de outro comerciante.”

“Explique em detalhes”, exigiu Saibotan.

O procurador-chefe estava desesperado. Se mentisse, morreria junto com a família; se contasse a verdade, logo perderia tudo e seria preso. As pernas fraquejaram, caiu de joelhos diante de Saibotan, choramingando: “Por favor, poupe minha vida! Dou-lhe toda a minha fortuna!”

“Não quero seu dinheiro, apenas responda às minhas perguntas.”

Entre a morte e a prisão, preferiu viver por ora, esperando encontrar solução depois. Assim, começou a descrever como recebeu os subornos.

Saibotan retirou papel e caneta, registrando tudo à fraca luz da lua que entrava pela janela. Depois, ergueu os olhos para o procurador, que estava pálido de medo. “Então, você não tem relação com Alkmar nem com o tribunal de Varna?”

O procurador balançou a cabeça, negando.

“Ótimo. Agora, estenda o polegar direito”, ordenou Saibotan.

O procurador achou que teria o dedo decepado, mas, vendo que não havia como escapar, obedeceu, esperando que, por ser submisso, ao menos preservassem a vida de sua família, mesmo que perdesse um dedo.

Saibotan sacou uma adaga, fez um pequeno corte na ponta do dedo do homem, e pressionou-o sobre informações importantes do papel, marcando com o sangue.

Guardou o documento e foi direto ao ponto: “Agora, procurador, você vai me ajudar em algumas tarefas. Quando tudo terminar, devolverei esta prova. Não creio que arriscaria sua carreira por outrem.”

Ao sair do apartamento, Saibotan sentiu-se enojado. Os funcionários seculares estavam todos ligados a comerciantes, usando a lei como instrumento dos ricos. Mas ele não se interessava em punir tais autoridades; bastava que os traidores da Igreja fossem punidos.

A delegacia de Blocote estava em alvoroço. Uma autópsia pública seria realizada para provar que a polícia não havia mentido.

Os chefes do Correio de Blocote e Stanor, responsável pelos artigos, estavam presentes. Downing, chamado por Stanor, também compareceu.

O diretor da delegacia, barrigudo, lançava olhares ferozes aos representantes do jornal. O público aguardava ansioso a comprovação da polícia. Dois corpos exumados estavam expostos, prontos para a perícia.

Porém, houve objeção. Stanor, com expressão serena, dirigiu-se à polícia: “Esperem. Se a intenção é provar a verdade, é preciso que um perito neutro conduza a autópsia.”

O público apoiou a sugestão. O diretor da delegacia, com o rosto fechado, fitava o repórter, desejando arrancar-lhe o coração.

Se um perito neutro fosse chamado, a farsa seria descoberta. O diretor tentou se esquivar, gritando: “Já basta, repórter! Quem, além do nosso perito, faria tal exame? Não temos tempo para chamar um terceiro aqui!”

O público achou razoável; ninguém queria perder o dia inteiro com aquele espetáculo.

Stanor voltou-se para Downing, puxando-o para frente, e apontou: “Este senhor foi perito da delegacia, mas acabou sendo demitido após fazer denúncias. Ele pode conduzir a autópsia, com ainda mais credibilidade.”

Nenhum policial jamais vira Downing, mas o diretor não podia permitir sua intervenção. Fitou o jovem com olhar ameaçador, como se dissesse: “Saia daqui, não se envolva, ou pagará caro.”

Downing encarou o olhar ameaçador do diretor e sorriu. Virando-se, abriu as mãos em sinal de impotência: “Não brinque, senhor. Nunca fui perito.”

O semblante de Stanor congelou. Surpreso, não conseguia aceitar que Downing negasse o que dissera antes. Agarrou-lhe o braço, implorando: “Não, Downing, você disse que era perito, que foi demitido por me ajudar. Não faça isso!”

Downing livrou-se do repórter, como um espectador indiferente: “Talvez eu estivesse bêbado. Não lembro de ter dito tal coisa.”

Os jornalistas do Correio de Blocote empalideceram. Stanor sabia que, se provassem que tudo fora invenção, as consequências seriam graves. Sua única esperança era Downing. Desesperado, implorou: “Senhor Downing, testemunhe a nosso favor!”

“Bem, devo-lhe um pedido de desculpas. Naquela noite, eu estava bêbado. Depois, segui colaborando por pura necessidade financeira.” Downing jamais testemunharia por Stanor; era exatamente o que queria.

Stanor, com os lábios trêmulos, agarrou a gola do jovem, gritando: “Maldito, você me arruinou!”

A situação virou completamente em favor da polícia. O diretor, triunfante, ordenou: “Prendam esses dois caluniadores! Causaram grande dano à reputação da delegacia e devem ser punidos!”

Logo, dois policiais arrastaram os repórteres. O chefe do jornal, agora sem confiança, aproximou-se humildemente do diretor, curvando-se: “Senhor diretor, pedimos desculpas pelo transtorno causado. Amanhã publicaremos uma retratação detalhada.”

O diretor aceitou, mostrando-se magnânimo, pois não ousava se opor abertamente ao jornal de Alkmar.

Na ânsia por vender jornais, o Correio de Blocote pagou um preço alto. Pior ainda foi para Stanor, que, por não cumprir promessas e publicar segredos inventados, acabou preso, à espera da justiça.

Downing, por sua vez, nada mais fez do que palavras ao vento após a bebedeira, sem infringir a lei. Ganhou até a simpatia da delegacia por sua atuação, sendo liberado após uma breve orientação.

A Agência de Notícias de Barac publicou a manchete na mesma noite: “Correio de Blocote difama a autoridade da polícia; a justiça não tardará.”