Capítulo Cento e Vinte — Exigir Responsabilidades

A Chegada do Demônio Pequeno Dragão Puro 9331 palavras 2026-04-01 16:15:51

Zheng Fan levantou-se do chão. Na verdade, durante estes dias, ele teve a sorte de viajar na mesma carruagem e partilhar as refeições com o Marquês de Jingnan. Pensou que isto não passava de uma tática do Marquês para conquistar corações — os que estão no topo adoram este tipo de estratagema, fazendo-nos sentir profundamente comovidos para que, depois, estejamos dispostos a morrer por eles.

No entanto, agora parecia que tinha se enganado. O Marquês de Jingnan trouxe-o para a capital propositadamente, não para que ele fizesse algo; ele não precisava fazer nada, porque o que o Marquês queria era o próprio Zheng Fan.

E ele, Zheng Fan, era a oportunidade que o Marquês precisava para agir.

Seria para comprar a lealdade do exército? Para reforçar o controlo sobre as forças de Jingnan? Para demonstrar a sua posição e poder perante todo o Estado de Yan? Ou talvez por outra razão?

Zheng Fan não conseguia adivinhar. O que podia fazer era montar no seu cavalo e, com uma profunda perplexidade, seguir atrás da armadura dourada daquela besta mítica, o Pixiu.

Talvez a educação e a mentalidade cultural de alguém que veio de um futuro distante sejam realmente muito diferentes das dos antigos, ou talvez tenha passado demasiado tempo com o Cego e os outros, pois, embora o Marquês de Jingnan declarasse estar ali para ajudar a vingá-lo, Zheng Fan não sentia grande comoção ou temor.

Havia uma ideia enraizada no seu âmago, validada por tudo o que vira e ouvira desde que despertou neste mundo: aqueles que jogam o jogo da política são todos sujos!

O Pixiu avançava, acompanhado pelos cavaleiros. Estavam na capital, não em Nanwang nem em qualquer outra cidade provincial, mas o Marquês de Jingnan continuava a abrir caminho com aquela demonstração de força.

Os habitantes paravam nas margens das ruas, observando tudo com um misto de temor e reverência. Estavam, de fato, curiosos, pois sabiam que quando aquele Marquês do Norte entrou na capital anteriormente, não o fizera com tamanha pompa.

A capital era diferente de qualquer outro lugar; qualquer movimento fora do comum ali era amplificado infinitamente. Para o povo comum, era apenas um espetáculo para comentar com os vizinhos, mas para aqueles que estavam no centro das decisões, o gesto do Marquês de Jingnan já estava carregado de significados profundos.

Seria a família Tian a exibir poder? Estaria o Marquês a preparar o caminho para se tornar rei?

O Marquês de Jingnan recebera o título e o comando do exército logo após a subida ao trono do atual Imperador, há dez anos. Uma década foi tempo suficiente para infiltrar a sua influência profundamente naquela força militar. Num momento em que a Corte e o Exército de Zhenbei se encontravam em confronto, a posição do Marquês tornava-se crítica e sensível.

Por toda a parte, inúmeros olhos observavam. A informação espalhava-se por vários meios; a capital era como uma teia de aranha, e o Marquês caminhava sobre ela com total desdém.

Felizmente, Zheng Fan tinha uma virtude: uma enorme capacidade de adaptação. Segundo o Cego, isso era algo que ele tinha treinado na sua vida anterior, fechado no seu quarto a desenhar mangás bizarros.

Já que iam vingar-se, que assim fosse. Se não podia mudar o fato de estar a ser usado, mais valia aproveitar.

"Fica alegre, sorri. Isto é uma vingança, não um funeral! Mantém o espírito elevado!" — sugeriu Zheng Fan a si mesmo.

Então, ele respirou fundo e endireitou as costas.

A comitiva não se movia rapidamente, mas para uma zona tão densamente povoada como a capital, já era uma velocidade considerável. Os guardas da cidade foram enviados para seguir o exército de Jingnan, mas limitavam-se a manter a ordem; não se atreviam a bloquear o caminho ou sequer a perguntar para onde se dirigiam.

Mensagens eram enviadas a cada instante, incluindo o diálogo que o Marquês tivera à porta da loja de pato assado. Muitos espiões tinham uma nova ordem: descobrir em que casa o Marquês iria parar.

O nome "Zheng Fan" não era estranho aos grandes nomes da capital. Não eram poucos os que usavam tropas bárbaras no exército de Yan, mas Zheng Fan fora o único a usar bárbaros para invadir os portões da Academia Huaiya. Com esse ato, ele não só esbofeteou todos os intelectuais do Grande Yan, como ainda os pisoteou.

Pela direção que tomavam, a primeira suspeita surgiu rapidamente: virando à esquerda numa das ruas próximas, chegava-se à Mansão do Primeiro-Ministro.

Seria o alvo a Mansão do Primeiro-Ministro? Todos os que recebiam as notícias reagiam com espanto. Mas a teoria fazia sentido: o Primeiro-Ministro Zhao Jiulang era um graduado da Academia Huaiya, e a instituição ostentava a sua caligrafia. Zheng Fan invadira a academia e humilhara-o; não seria difícil para ele organizar a morte de um simples oficial de fronteira.

Seria possível que o Marquês de Jingnan fosse vingar um mero oficial na mansão do próprio Primeiro-Ministro?

Como Yan não era um Estado centralizado, o poder do Primeiro-Ministro não era tão vasto quanto no vizinho Estado de Qian, onde o Primeiro-Ministro podia ameaçar o Imperador e liderar as correntes intelectuais. Ainda assim, o Primeiro-Ministro era a face da Corte de Yan. Se o Marquês realmente invadisse a sua residência, estaria a romper definitivamente com as regras do jogo aceites há séculos.

Alguns estavam preocupados, outros regozijavam-se. Contudo, os verdadeiros pesos-pesados, com uma visão mais profunda, apenas sorriam e calavam-se quando questionados. Eles não acreditavam que Tian Wujing fosse atacar a mansão do Primeiro-Ministro. Não por medo — afinal, ele estava a um passo de se tornar rei, com poder militar real e o apoio da Imperatriz. Como parente da família real e senhor da guerra, ser arrogante era o esperado.

O que eles não acreditavam era que Zhao Jiulang, um Primeiro-Ministro escolhido pelo próprio Imperador, fosse tão mesquinho a ponto de exigir vingança imediata.

E, de fato, os espiões informaram pouco depois que a comitiva não virou para a Mansão do Primeiro-Ministro, seguindo em frente.

Continuar em frente significava chegar ao leste da cidade. Ali não viviam poderosos. Após várias ampliações do palácio imperial, a configuração original — com o palácio no centro — tinha mudado. O Imperador anterior, amante do luxo, não só obrigara os cidadãos de Qian a construir um Jardim do Oeste, como expandira o palácio para o leste para ampliar o Templo Ancestral, onde milhares de clérigos viviam em constante adoração.

Naquela época, até as famílias nobres estavam fartas dele. As famílias nobres não queriam um senhor que expandisse o império, pois isso exigiria centralização, mas também não queriam um imperador inútil que os levasse todos à ruína.

Felizmente, a sorte da linhagem real de Yan era boa. Embora houvesse imperadores medíocres, nenhum deles viveu muito tempo. O Imperador anterior morreu cedo, ao contrário dos imperadores de Qian, Jin ou Chu, que, fossem alquimistas ou artistas, viviam até idades avançadas.

O atual Imperador de Yan não era dado a luxos. Ele nunca habitou o Jardim do Oeste, que fora entregue ao Marquês de Zhenbei. Quanto ao Templo Ancestral, os milhares de clérigos foram enviados para as fronteiras como mão-de-obra forçada. Ji Runhao deixou claro para aqueles que tentassem manipular o Imperador com misticismo: a conta seria paga.

O Templo Ancestral foi convertido em repartições administrativas, exceto pela parte central. No entanto, a única estrutura naquela direção com portões independentes era a residência dos príncipes.

A linhagem real de Ji só desfrutou de alguma tranquilidade nos últimos sessenta anos. Antes, os príncipes tinham de estar na linha da frente; vários imperadores morreram em combate. Com a paz, a família real cresceu, e com o crescimento, surgiram os problemas. Por isso, Ji Runhao ordenou que todos os príncipes adultos vivessem na residência convertida do Templo, sem mansões separadas, até casarem e serem enviados para as províncias.

Era uma forma de estabelecer regras e reduzir despesas. Exceto o sétimo príncipe, ainda menor, os outros seis viviam ali, como numa urbanização de moradias geminadas.

De fato, o exército de Jingnan parou diante dos portões da residência dos príncipes. Os cavaleiros espalharam-se, preparando-se para o ataque. Os espiões ficaram chocados: o Marquês estava ali para se vingar de um príncipe?

A notícia explodiu. Até os mais calculistas perderam a compostura. Atacar o Primeiro-Ministro era atacar a Corte; atacar um príncipe era atacar diretamente o Imperador!

Zheng Fan também estava atônito. Quando analisava a situação com o Cego em Cuiliu, tinham ponderado se o mandante seria um príncipe, pois a luta pela sucessão era sempre a mais cruel. Ao aceitar o apoio do sexto príncipe, Zheng Fan já tinha embarcado no seu barco. Mas, na altura, ambos acharam improvável, pois o sexto príncipe era visto como um "inútil".

Contudo, os fatos estavam diante dele. Se o Marquês não estivesse apenas a usar Zheng Fan como desculpa, então o responsável pelo atentado era, muito provavelmente, um dos príncipes que ali vivia.

Centenas de guardas imperiais formaram uma linha de defesa. Se o Marquês estivesse sozinho, eles deixá-lo-iam passar, mas com mil cavaleiros armados, aquilo não parecia uma visita familiar.

O Marquês de Jingnan, sentado no Pixiu, fez um gesto com o braço. Imediatamente, os cavaleiros prepararam os arcos. Os guardas imperiais entraram em pânico; não tinham ordens para resistir, mas o exército de Jingnan estava prestes a atacar!

Nesse momento, os portões abriram-se. Um eunuco de meia-idade, de pele clara e vestes oficiais, saiu e anunciou:

— O Segundo Príncipe ordena que o Marquês de Jingnan, sendo seu tio, não seja impedido!

O Segundo Príncipe era o responsável pela guarda da capital, tendo autoridade para dar tal ordem. Ao ouvi-la, os guardas suspiraram de alívio e recuaram. O eunuco desceu os degraus e prostrou-se perante o Marquês:

— Li Yinglian, servidor do Segundo Príncipe, saúda o Marquês de Jingnan. O Príncipe soube do seu regresso e aguarda-o ansiosamente dentro da mansão.

O Marquês, olhando para Li Yinglian, sorriu ligeiramente:

— Parece que Ji Chenglang já ascendeu ao Palácio Leste como Príncipe Herdeiro. Terei de perguntar ao Ministério dos Ritos porque é que não fui notificado deste grande evento.

— Ai, ai, ai! — Li Yinglian tocou com a testa no chão, aterrorizado. — Marquês, por favor, cuidado com o que diz! O Segundo Príncipe nunca teve tais intenções, ele só deseja servir o Imperador e a Imperatriz!

Mesmo que ele fosse o herdeiro, nunca ousaria demonstrar tais ambições. Li Yinglian estava em choque; como podia o Marquês dizer aquilo, sabendo que tantos olhos os observavam?

— Oh? Ainda não é o herdeiro? — O Marquês parecia surpreso.

Em seguida, o seu olhar tornou-se frio e a sua voz mudou:

— Se ainda não é o herdeiro, e eu, o seu tio, venho pessoalmente, ele ousa enviar um eunuco para me receber? Já não me considera seu tio?

Juridicamente, o Príncipe Herdeiro era a primeira pessoa abaixo do Imperador. Mas os príncipes comuns não tinham esse estatuto. O Marquês não estava a ser arrogante; ele tinha razão e autoridade.

— Marquês, o Segundo Príncipe está com um resfriado. Ele queria vir, mas eu impedi-o para não agravar a sua saúde. A culpa é minha, não do Príncipe! — implorou Li Yinglian.

— Hum! — O Marquês apontou o seu chicote para o eunuco. — Manda Ji Chenglang sair imediatamente para me receber!

— Sim, sim, sim! Já vou!

Li Yinglian correu para dentro da mansão. Zheng Fan, ao lado do Marquês, sentia o sangue ferver. O poder era, de fato, algo magnífico. Sem armas e sem autoridade, ninguém consegue manter a coluna ereta.

O Marquês esperou. Pouco depois, um homem jovem saiu apressado, seguido por Li Yinglian. Era o Segundo Príncipe, o irmão do sexto e o sucessor que todos esperavam. Ao descer os degraus, ele curvou-se, elevando as mãos em sinal de respeito:

— O seu sobrinho saúda o tio pelo regresso à capital!

Não houve explicações. O Marquês desmontou e, sem pedir que o Príncipe se levantasse, entrou na mansão. Zheng Fan e os seus cem guardas seguiram-no. O resto do exército permaneceu fora.

A residência era composta por vários pátios individuais. A mansão do Segundo Príncipe era a melhor, centralizada. O Marquês sentou-se num pavilhão e serviram-lhe chá. Zheng Fan, como um cão fiel, permaneceu atrás dele.

O Segundo Príncipe aproximou-se e ordenou a Li Yinglian:

— Traga o vinho de flor de pêssego de Wuchuan para o meu tio.

— Não é necessário, acabei de beber um pouco na casa do pequeno Seis — disse o Marquês.

— É mesmo? — Um homem de vestes brancas entrou no pavilhão. Era o tutor do Príncipe, Qi Simiao, um homem de aparência distinta, que lembrava um erudito de teatro.

O Segundo Príncipe saudou-o:

— Mestre.

Qi Simiao respondeu:

— Alteza.

— Ministro Qi Simiao, saúda o Marquês de Jingnan — disse o Marquês, sem olhar para ele.

Qi Simiao hesitou. O Marquês ordenou:

— Ajoelhe-se.

O tutor ficou pálido, mas não se ajoelhou. Os funcionários de Yan, influenciados pelo estilo de Qian, valorizavam muito o seu estatuto.

— Qual é a sua graduação? — perguntou o Marquês.

— Sou de quinto grau — respondeu Qi Simiao.

— E o seu título nobiliárquico?

— Não possuo nenhum.

— Ajoelhe-se.

Qi Simiao ainda não se mexia. O Segundo Príncipe estava prestes a intervir, mas Zheng Fan, cansado de esperar, deu um pontapé no joelho do tutor.

— Plaft! — Qi Simiao caiu de joelhos e olhou furioso para Zheng Fan.

O Marquês continuou a comer o seu bolo, calmamente. Quando terminou, limpou as mãos e perguntou:

— Quem ordenou o ataque na estalagem fora de Yincheng?

Qi Simiao arregalou os olhos. O Segundo Príncipe caiu de joelhos imediatamente:

— Tio, tio, não fui eu, não fui eu!

Todos os presentes, servos e eunucos, caíram de joelhos. O atentado tinha envolvido o exército de Jingnan e mercenários de Jin, desencadeando a crise que quase levou o Marquês a proclamar-se rei.

— Marquês, de que fala? — perguntou Qi Simiao, vermelho de raiva.

— Pergunto quem deu a ordem.

— Marquês, eu não sei de nada. Está a acusar-me injustamente!

— Tian Youming mobilizou as tropas, o oficial Sun Wenxu era meu subordinado, e Ji Chenglang é meu sobrinho. Alguém agiu em nome dele.

— O que é que isso tem a ver comigo? Está a usar o seu poder para me incriminar!

— Não, não estou a usar argumentos. Se eu digo que foste tu, então foste tu.

Zheng Fan observava o Segundo Príncipe. *Será que o futuro monarca quis matar-me?*

— Hahaha... — Qi Simiao começou a rir. — Se o Marquês quer condenar-me, que assim seja. Só tenho um pedido: assumo a culpa sozinho, isso nada tem a ver com o Segundo Príncipe!

O Segundo Príncipe, ao ouvir aquilo, percebeu o jogo: Qi Simiao estava a tentar proteger a sua reputação, mas a sua confissão era uma prova de culpa que arruinaria as suas chances ao trono.

— Sente-se injustiçado? — perguntou o Marquês.

— Sim, sinto-me injustiçado! — exclamou o tutor.

O Marquês levantou-se:

— Chenglang, diz-me: sobre que base foi fundado o nosso Grande Yan?

— Sobre a força militar — respondeu o Príncipe, tremendo.

— A luta pelo poder é natural, mas vocês ousaram usar a vida de soldados da fronteira para os vossos joguinhos. Isso é destruir a base do nosso país!

O Marquês caminhou até Qi Simiao:

— Pergunto uma última vez: reconheces a tua culpa?

Qi Simiao fechou os olhos e sorriu:

— Assumo a culpa.

O Marquês, então, lançou a pergunta que fez Qi Simiao abrir os olhos de horror:

— Onde é a mansão do Terceiro Príncipe?