Capítulo Cento e Três — Arrogância! (Peço que se inscreva!)

A Chegada do Demônio Pequeno Dragão Puro 6448 palavras 2026-04-01 16:15:37

Página (1/3)

A carruagem, ampla e forrada de almofadas, aquecia-se com um pequeno braseiro de carvão que soltava, de vez em quando, estalos discretos.
Um homem de meia-idade estava sentado junto ao braseiro, as mãos estendidas sobre as brasas.
Dujuan ocupava o outro lado, segurando com uma pinça uma batata-doce para assar; um doce aroma foi se espalhando pouco a pouco pela carruagem.
A carruagem seguia em movimento, e, no entanto, no interior quase não havia abalo.

— Confirmou?
— Marquês, confirmei. Entre todas as fortalezas do Condado de Ondas de Prata, só a Fortaleza Cui Liu tem quatrocentos cavaleiros a menos.
— Foi aquele rapaz?
— Foi, Marquês.
— Então, depois do caso da Academia Huaiya, ele não voltou para a Fortaleza Cui Liu.
— Foi isso mesmo. Marquês, pelos informes dos nossos olhos de Qian, dá para deduzir que, após os assuntos da Academia, ele deve ter partido diretamente para Qian com seus homens.

— Heh.
— Marquês, por que ele fez isso?
— Por que não? É um moço ferido no orgulho. Carregou o problema da escola por nós, sentiu humilhação no peito, não ousou reclamar a quem lhe arranjou o encargo e resolveu descarregar o rancor contra os de Qian.

— Só por isso?
O Marquês Jingnan balançou a cabeça.

— Claro que não. Nesse mundo, há muitos tolos que agem só com a cabeça quente — e ainda são muitos — mas tolo nenhum consegue administrar guarnição.
— Acho que esse rapaz percebeu que o vento mudou.
Desde que limpamos tanta gente no Condado de Ondas de Prata e castigamos tantas casas, talvez ele já tenha lido em nós uma intenção de mobilização ao sul. Ele quis se adiantar, fazer um feito marcante.

— Marquês, creio que não é tão simples.
— Descobriu alguma coisa? Ah, e, sim, esse negócio da fortaleza dele, achou quem a ergueu?
— O senhor vai ficar surpreso, Marquês.
— Pois bem, deixa eu adivinhar. Se o que me surpreender fosse da Casa do Marquês de Zhengbei, então não seria surpresa. O rapaz, embora tenha tido a ousadia de me dizer de frente que era “o cachorro” do Marquês de Zhengbei, ele que diga... Li Liangting deve ter tantos cães em casa que talvez não lembre o próprio rosto de um.
Ao menos, a coleira que esse moço usa não foi atada pela mão de Li Liangting, nem ele valeria o gesto.
Também não foi o dinheiro dele. Ele acabou de chegar do norte ao sul para assumir o posto; mesmo com moedas, não teria influência suficiente para comprar e organizar tudo tão depressa.
E não parece coisa de uma casa poderosa manter à cabeça de um comandante local um protetor que apenas investe no “futuro” dele.

Ao dizer isso, o Marquês Jingnan voltou o olhar para Dujuan, girou a palma sobre o carvão ainda ardente e completou:

— Príncipe.
— Marquês, vossa grande sabedoria.

O Marquês Jingnan estendeu a mão e tomou de Dujuan uma batata-doce assada; tão quente que a revezava entre os dedos.

— O primogênito comanda o exército do Condado de Tiancheng; não pode ser ele.
— O segundo, oficialmente, comanda a Guarda Proibida da capital, e também não é o segundo.
— Esses dois, nem os próprios assuntos militares pessoais ainda os organizaram direito, para não falarmos de ambição além das muralhas.
— O terceiro trilhou o caminho literário; tem fama de homem de letras, o mais eloquente de todos os príncipes. Se ele tocasse em assuntos de guerra, desmoronaria o papel de sábio que construiu para si.
— O quarto tem como mãe a casa Deng de Sanshi, uma família de forja militar. Se quisesse intervir, já teria o apoio deles, sem ir procurar fora.
— O quinto, no começo do ano, por falta de decoro no Salão Dianteiro, Sua Majestade o mandou a um ano de recolhimento; nesse ano não mexeria com assuntos externos, e ele não é tão tolo a ponto de fazê-lo.
— O sétimo ainda é muito novo.
— Então sobra o sexto.

— Exatamente: o Sexto Príncipe.
— Pois é... Quem sabe o que o rapaz de família Zheng lhe passou, para que o Sexto não conseguiu se conter?
— Marquês, o senhor acha que o Sexto Príncipe...
— Quando ele tinha sete, Sua Majestade me chamou para beber no palácio. O Sexto estava ao lado, e Sua Majestade me disse: “Entre todos os príncipes, este Sexto é o mais parecido com o pai.”
Dujuan baixou a cabeça.

— Confesso que também sinto isso. O Sexto, desde pequeno, é esperto; vejo nele a silhueta do nosso imperador em seus dias de juventude.
Mas o Sexto não tem a mesma sorte do imperador. O antigo imperador era moderado; talvez a maior glória de sua vida tenha sido vencer a disputa entre os filhos. E foi só isso.
Por isso nosso imperador não carrega a mesma pressão, enquanto o Sexto, que se parece tanto com ele, vive em outra condição: uma nação como Grande Yan não pode suportar dois imperadores de uma vez.

O Marquês desfiou a casca da batata, levou um pedaço à boca e murmurou:

— Doce.

— Esse ato do Sexto não foi escondido. Ele não teme?
— Não teme. Ele sabe que Sua Majestade me confia todo o Condado de Ondas de Prata, que os dossiês da Agência de Informações do Condado estão sob meu controle. Se quisesse, poderia achá-lo. Mas ele aposta que eu não o vou expor — ainda vou ajudá-lo a encobrir.

— Por quê?
— Porque lhe devo.

— O senhor diz que lhe deve?
— No terceiro ano de Wuan, os Min foram acusados de conspiração e o tribunal decretou punição. Fui eu quem, à frente de mil soldados de Jingnan, varreu a Casa Min por completo — isto é, a família materna do Sexto.

— Isso veio do decreto do imperador, não de Vossa Senhoria.
O Marquês mordeu de novo e mastigou devagar antes de dizer:

— No inverno do terceiro ano de Wuan, a Concubina Min, lançada ao Pavilhão Frio por causa da suposta traição, recebeu seda branca para enforcar-se e apagou-se, como jade consumida pelo próprio incenso.

Dujuan abriu a boca, sem saber o que responder.

— Tudo começou na noite do início de Liqiu, no terceiro ano de Wuan. Sua Majestade levou o Sexto Príncipe ao gabinete imperial; disse-se que ele falou de Grande Yan, de Qian e dos bárbaros, e o imperador ficou satisfeito. Deu-lhe objetos de ouro e prata e aumentou sua pensão de príncipe.
No dia seguinte, recebi ordem imperial: eliminar a Casa Min inteira.

O Marquês levou o último pedaço à boca, lambendo ainda um pouco a casca antes de deixá-la cair para o lado. Satisfeito, limpou dedos e rosto com uma toalha morna que Dujuan lhe entregou.

— Talvez naquela noite, no gabinete imperial, o imperador estivesse de fato contente, pois a atuação do Sexto o agradou. Qualquer pai, ao ver em seu filho o próprio rosto, sente alegria e completude no coração.

— Então por que…
— Já disse: o imperador já tem plano para o presente e o futuro de Grande Yan. O caminho já está traçado; ninguém o altera, nem que seja o próprio filho.
Não é apenas pai, é o imperador de Grande Yan.

Página (2/3)

Por isso, depois daquele instante, no dia seguinte, deu ordem para eu exterminar a Casa Min, rompendo o suporte familiar do Sexto.
Depois, de novo em prisões e por fim executou a Concubina Min, cortando também seu vínculo com o harém.
Desde o terceiro ano de Wuan, o Sexto começou a se entregar a sons, mulheres e cavalos, na vida vã.

— E dessa vez, ele não teme o senhor?
— Ele é inteligente; por isso entende que, ainda que eu saiba, vou ocultar. Primeiro, porque lhe devo sangue de família de seu avô.
Segundo, porque sabe que eu não me interesso pela luta pelo trono.

— Marquês, o Segundo Príncipe é seu sobrinho de sangue.
— Sobrinho? Sim, o Segundo é de fato meu sobrinho, filho da minha irmã mais velha, e também filho legítimo do imperador atual; a intenção de vossa majestade de fazer dele o Príncipe Herdeiro é evidente. Parece que no ano que vem ele já vai entrar no Palácio Leste.
E daí?

— Marquês, o senhor não pensa nisso pelo seu sobrinho?
— Você pergunta de tudo, não é?
— É porque o senhor diz tudo para seu subordinado; já vim preparado para sair desta carruagem esperando ser morto por ordem imperial.
— Ha! Não sou homem de fazer essas barbaridades que o imperador pratica.

De súbito, o Marquês fez silêncio.

— Marquês, o que houve?
— Nada.

Nesse momento, lá fora veio um anúncio:

— Marquês, chegou uma mensagem de casa.
— Traga.
— Sim.

Uma carta foi entregue através da cortina.
Dujuan a tomou. Antes que ela a passasse ao Marquês, ele ordenou:

— Leia.

Ela respirou fundo, abriu a carta.

— Leia primeiro e depois fale com Marquês Jingnan.

— Sim, Marquês.

Depois de ler, ela pousou o papel e disse:

— Marquês, esta é carta de meu pai.

O velho, claro, era o patriarca da Casa Tian. A Casa Tian não é das mais nobres de primeiro nível em Grande Yan, mas em prestígio ninguém a iguala, nem mesmo a Residência do Marquês de Zhengbei.
O patriarca é pai da imperatriz atual e gerou um príncipe para o imperador, possivelmente destinado ao Palácio Leste. Seu filho foi nomeado Marquês de Jingnan e comanda cinquenta mil soldados de Jingnan.
Nesta dinastia, salvo se no futuro a senhora da Casa de Zhengbei desposar o Príncipe Herdeiro, não há honra que alcance a da Casa Tian.

— Hum. Fale o essencial, sem rodeios.
Dujuan hesitou, depois disse:

— Marquês, meu pai pergunta seu parecer e sua posição. Disse que a disputa entre o Exército de Zhengbei e o trono central só aumenta e pediu sua opinião.
— Mais alguma coisa?
— Também disse: soube que o senhor anda acompanhado por uma mulher da Agência de Informações. Disse que pode “brincar”, mas, sendo um oficial, deve haver limites; mesmo que o imperador permita, não seria correto o senhor tomar-lhe posse.

— Heh.

O Marquês sorriu, pegou a carta das mãos de Dujuan e, sem reler, atirou-a no braseiro.

— Não responderá, Marquês?
— Não há pressa. Em breve voltarei para tratar disso com meu pai pessoalmente.

— ¡¡¡¡Alerta!!!!
— Marquês, veio recado dos escudeiros de sentinela: na frente, perto da Fortaleza Sui, detectaram grande movimentação de cavalaria de Qian.
— Então me diga, Dujuan, aquele moço ainda vive?
— Depende de se o senhor quiser que ele viva.
— Um garoto curioso, ligado ao Sexto, capaz de fazer o Sexto gastar na cara dele um favor meu. Se ele já morreu, eu ficaria em dívida com o Sexto por não explicar certas coisas.

— Marquês, antes o senhor não pensava assim.
— Ah, é? Então troquemos por um motivo mais simples.

— O que é, Marquês?
— Os soldados de Yan, mesmo que abram um buraco no céu, não podem permitir que os de Qian apontem o dedo para nós.

Ao dizer isso, o Marquês levantou-se e, abrindo os braços, ordenou:

— Vistam-se de armadura.

Dujuan levantou-se e ajudou-o a calçar a couraça dourada, que realçou em toda a sua altura a imponência dele.
— Pronto, Marquês.

Passados poucos instantes, ela recuou um passo.

O Marquês Jingnan puxou Dujuan para junto e a abraçou; ela soltou um leve suspiro, sem resistência.

— O velho já aceitou nosso casamento.
— Marquês, meu pai só disse “joguemos um pouco”.
— A vida é isso: vai e vem entre brincadeira e convivência. Então ele aceitou.

— Marquês, está brincando; meu pai como aceitaria que o senhor se casasse com uma agente da Agência Secreta?
— E por que não? O imperador de Qian tem esse costume de oferecer mulheres; talvez o Grande Yan devesse aprender um pouco dessa generosidade do palácio.
Quanto a seu pai, pode confiar: na próxima vez, levo você para casa comigo, e ele nada dirá.

— Tudo o que o senhor mandar, é decisão sua.
— Isso, finalmente.

Com isso, o Marquês ergueu a cortina. Aquela fera de couraça de pele, já adestrada, veio por conta própria ao lado da carruagem e o levou às costas. As duas águias de plumagem escura, que antes pairavam no teto, alçaram voo e começaram a girar no céu.
No instante seguinte, o Marquês ergueu a mão e, de voz grave, proclamou:

— Todos conhecem o exército do Norte de Grande Yan como sem igual sob o céu. Hoje que os de Qian vejam: o Exército Sul de Grande Yan também é uma das forças de elite desta era!

A ordem desceu como aço.
Mais de dez mil cavaleiros de Jingnan aceleraram; os cavalos dispararam.
— Os soldados de Grande Yan juram não se render mesmo diante da morte!!!!!
— Vivan o Imperador de Grande Yan!!!!!
— Vivan mil anos o Marquês Jingnan!!!!!

À distância, as vozes já ecoavam.
O Marquês esboçou um sorriso e ordenou:

— Formar linha!
— Tigre!
— Tigre!
— Tigre!

A súbita aparição do Exército Jingnan lançou os cavaleiros de Qian no descontrole. O choque da carga, o peso da presença e da força moral, pesavam de verdade.
A autoridade austera e severa de Jingnan, ao surgir, trouxe sensação de que nada podia detê-los; já do lado de Qian, a reação do sistema de comando foi lenta.

A cavalaria de Qian não sabia se devia manter o cerco dos trezentos e poucos soldados de Yan ou formar fileira para bloquear o golpe. Além disso, ali estavam divididos em três guarnições, sem coordenação; em vez de cooperação, havia rivalidades e sujeira por dentro.

Também em confusão estavam o Comandante Yang e os três governadores militares atrás de seu carro.

O Comandante Yang, embora de aparência calma e enorme bigode aparado, era, no fundo, um eunuco sem vigor. Diante da crise, revelou-se de imediato a falta de força masculina que lhe faltava.
Os três governadores eram civis; exigir que componham poesia de fronteira jamais seria problema para eles. De três em três dias, mesmo sem escrever, mandam seus escribas redigir versos sobre “sangue derramado pela pátria” e “morte com honra na fronteira”, e tudo retorna à capital assinado com seus nomes.
Tem utilidade: mantém prestígio literário e também mostra lealdade e sacrifício nacional.
Mas Qian, na fronteira, há quase cem anos sem guerra; até os verdadeiros oficiais de armas perderam a prática no campo de batalha, quanto mais esses civis.

No primeiro impulso, Yang pensou em ordenar que a retaguarda recuasse para proteger o próprio carro e voltar em segurança.
Ainda bem que conservou algum juízo: se o fizesse, o moral dos cavaleiros de Qian poderia ruir num instante, e bastava uma manobra de cobertura de Jingnan para transformar tudo em derrota.

— Enviem alguém ao comandante dos Yan no outro lado. Pergunte-lhe se ele ousa ignorar a relação entre os dois reinos e aceitar as consequências de uma guerra entre nós!

A última fala saiu quase bradada pelo Comandante.
O mensageiro encarregado franziu o rosto; ele vira, com olhos claros, outro oficial civil sendo alvejado como um ouriço em passagens anteriores.
Os Yan pareciam não reconhecer sequer a regra de embaixadas entre dois Estados em guerra.

Mesmo assim, a ordem fora dada. O mensageiro cavalgou para fora, passou do lado onde Zheng Fan e os outros se encontravam e seguiu rumo ao norte.

Yang apertou os punhos e, ao virar-se, viu os três governadores com o olhar desesperado.
Inúteis, todos inúteis! Censurava ele em silêncio. Homens que sempre se gabavam de estratégia e tática literária, e no aperto nenhum deles soube manter calma, nem ele, que não passa de um eunuco.
Que tolice! O Comandante fora enviado pelo imperador para conter os civis, separar interesses, criar atrito entre eles, e, quando veio o momento, acabou carregando sozinho tudo sobre os ombros.

Depois de um tempo, o mensageiro voltou montado.

— Relato, Comandante: do outro lado está pessoalmente o Marquês Jingnan.
— Jingnan? — Yang engasgou as palavras — O que ele disse?
— O Marquês disse que nosso lado deve retirar o cerco e permitir que aquele destacamento de Yan volte.

— Isso é impossível. Eles invadiram nosso território, mataram povo de Qian, exterminaram oficiais de Qian. Como podem simplesmente partir?
— Comandante, essa exigência já foi comunicada ao Marquês, já sei.

— Então, o que ele respondeu? Eu não acredito: ele só é um marquês, não imperador de Yan, para rasgar assim um tratado entre países com cem anos de história!

O mensageiro, tonto, ficou com o rosto de quem não encontra saída.
Yang o fulminou com o olhar e ordenou:

— Fale, como respondeu o Marquês Jingnan!

— Ele disse: desde que a incursão em Yan há cem anos até hoje, Yan e Qian nunca assinaram nenhum tratado.
Desde há cem anos, disse ele, Grande Yan e Qian sempre estiveram em estado de confronto.

Yang ficou em silêncio.
— E ainda disse mais...
— O que mais?
— Disse ainda: nos últimos anos, o imperador de Yan cortou os gastos do palácio e há várias estações que não recebe novos eunucos; falta gente dentro do harém.
Se em menos de uma queima de incenso não soltarem os nossos, que venha o senhor, Comandante Yang, ao palácio de Yan e retome seu ofício completo.

— Insolência!
— Bandeirões de Yan, audácia sem medida! — gritaram de pronto Meng Changqi e Wu Yingwu.

Yang abriu a boca, respirou, soltou o ar devagar e fez sinal com a mão para baixo, pedindo silêncio aos governadores.

Então, apontando o dedo para o mensageiro, disse:

— Volte e transmita: nós vamos soltá-los de imediato.
E diga também a esse Marquês Jingnan:
“Este velho servidor está cansado e frágil; temo não conseguir atender o Imperador de Yan como antes. Deixai-me voltar a Xangjing, escolher rapazes astutos, castrá-los e enviá-los ao palácio de Yan para substituir este servo no atendimento aos comandos.”

————
À quarta vigília, a atualização de vinte e mil e cem caracteres foi concluída. Vou dormir. Antes de adormecer, vou pedir mais uma vez votos para este conto.