Capítulo Trinta e Oito: A Aniquilação dos Rebeldes (Peço a sua recomendação!)

O vencedor leva tudo Ouvindo as ondas na floresta 3584 palavras 2026-02-07 13:02:00

Após o jogo entre Getafe e Villarreal, o treinador voltou a dar um dia de folga à equipa. Numa fase tão tensa da luta pela permanência, era ainda mais necessário equilibrar trabalho e descanso; manter a tensão o tempo todo só corria o risco de, no momento decisivo, a corda partir — e aí o desastre seria completo.

Além disso, quanto mais apertado o calendário, mais importante se tornava conceder folgas. Em semanas com dois jogos, era regra: após cada partida, um dia de descanso. Não havia motivo para preocupações com falta de treino, pois, durante a época, as sessões serviam sobretudo para trabalhar aspetos técnicos e táticos, não a base física. E o treino tático raramente ocupava muito tempo.

No regresso ao trabalho, logo no primeiro dia, o treinador reparou que a Cidade Desportiva de Las Margaritas estava cheia de adeptos. Havia também jornalistas, claro, mas a estes ele não dava atenção. Não proibia os jogadores de falar à imprensa, mas sabia que alguns, como José Passarela e Carlos Campo, que partilhavam o seu ponto de vista, evitariam dar entrevistas por iniciativa própria.

Mas aqueles adeptos não estavam ali apenas para assistir ao treino da equipa principal. Quando Enrique González e os seus companheiros desenrolaram uma faixa à beira do relvado, todos os olhares se voltaram para eles.

“Grande treinador da China, continue a dar-nos vitórias, estaremos sempre a apoiar-te!”

A mensagem era simples, sem grandes floreios ou melodrama, mas transmitia um apoio genuíno.

Era o reconhecimento dos adeptos pelo trabalho do treinador.

Era a primeira vez que se via adeptos do Getafe agradecerem ao treinador à beira do campo — normalmente, os jogadores eram sempre as estrelas, focando todas as atenções, enquanto o treinador permanecia discreto, quase anónimo, independentemente dos resultados; a maioria preferia acreditar que os principais méritos pertenciam aos jogadores.

Desta vez, era diferente: havia adeptos a erguer uma faixa em agradecimento ao treinador, um reconhecimento claro do seu papel. Claro que isso também tinha ligação com a sua recente exposição na comunicação social — fosse por vontade própria ou não, a verdade é que se tornara famoso.

Raros eram os treinadores reconhecidos pelo seu temperamento indomável, mas ele conseguira-o, até antes do surgimento meteórico de Mourinho.

Mesmo antes de alcançar vitórias, a imprensa já o retratava como um rebelde, espalhando o seu nome por toda a Espanha; e, entre os adeptos locais, a fama já vinha desde a sua chegada à equipa C do Getafe.

Muitos adeptos passaram de sentimentos de “raiva e desdém” para respeito e admiração.

Manuel García, ao presenciar a cena, tocou-lhe no braço, chamando-lhe a atenção.

O treinador já tinha reparado e sorriu.

Andava em guerra aberta com os jornalistas, e aquele gesto dos adeptos dava-lhe ânimo e confiança, fazendo-o sentir que não lutava sozinho.

Ter apoio… era bom demais!

“Parece que gostam mesmo de ti, treinador. Um treinador conquistar assim o apoio público dos adeptos não é nada fácil”, disse Manuel García.

“Eu também gosto muito deles, Manuel. São adeptos maravilhosos!”

※※※

Os rebeldes do plantel, ao verem aquela cena, ficaram com os rostos pálidos ou lívidos.

Aperceberam-se, de repente, que, naquela “revolução” interna, tinham perdido.

Até ao dia anterior, enquanto a imprensa atacava o treinador em uníssono, ainda pensavam que tinham hipóteses.

Imaginavam que o clube não suportaria a pressão mediática e acabaria por despedir aquele treinador conflituoso.

Mas, agora, com os adeptos a apoiar abertamente o treinador e o site oficial do clube a publicar a sua carta aberta...

O que significava isto?

Que o clube estava do lado do treinador!

De outra forma, jamais permitiriam que uma carta tão dura — com linguagem até ofensiva — fosse publicada em destaque na página principal.

“Que sorte de merda! Só ganhou dois jogos!” — resmungou, de cabeça baixa, um deles.

Ao lado, outro suspirou: “Amigo, seja sorte ou não… ele está a ganhar agora… Acho melhor começarmos a pensar para onde vamos na próxima época.”

Com estas palavras, todos ficaram calados.

Entre eles, havia titulares e suplentes.

Mas, claramente, já não tinham espaço no Getafe. E estavam certos de que, se o treinador conseguisse salvar a equipa da descida, nem podiam sonhar com tempo de jogo na próxima temporada. Sabiam bem da sua determinação e dureza… aquele desgraçado era mesmo de fazer o que dizia.

O pobre Canas, sem qualquer problema físico, continuava a ser “aconselhado” pelo treinador a não treinar com a equipa, ficando em casa a “recuperar”.

Mas que lesão tinha Canas? Sem treinar, não conseguia manter a forma; sem forma, menos ainda teria oportunidades de jogar. E, depois de dois meses sem treinos nem jogos, que condições apresentaria para a nova época? Mesmo que saísse, quem iria querer um jogador inativo há tanto tempo?

Foi apenas uma simulação de lesão, mas a punição foi implacável. E Canas tem apenas vinte anos!

Isso fez muitos dos rebeldes sentirem-se inquietos.

Talvez fosse mesmo altura de começar a pensar em transferências. Só não sabiam se aquele maldito treinador lhes facilitaria a saída. Se ele se recusasse a libertá-los, obrigando-os a cumprir o contrato até ao fim, muitos deles ficariam arruinados…

Apenas imaginaram essa hipótese e já sentiam arrepios — acreditavam mesmo que o treinador seria capaz disso!

Era um demónio sem escrúpulos nem vergonha!

De repente, perderam completamente o ânimo para continuar a desafiar o treinador. Os que tinham contactos, pensaram logo em falar com os agentes assim que o treino acabasse; os outros, sem opções, ficaram angustiados.

※※※

O treinador jamais imaginou que o gesto de Enrique e companhia, ao erguerem a faixa, acabaria por resolver o conflito interno da equipa.

Só se deu conta disso no dia seguinte, quando recebeu um telefonema de Moscodo, o diretor desportivo, a questioná-lo sobre a razão de vários titulares terem pedido transferência — e se isso teria a ver com o facto de não terem sido utilizados nos últimos jogos.

O treinador explicou simplesmente ao diretor os problemas causados por esse grupo durante os treinos.

A gestão do plantel era da sua exclusiva responsabilidade, e nem mesmo o diretor desportivo tinha direito a interferir. O treinador decidia quem jogava e quem não jogava. Moscodo nunca se tinha intrometido antes.

Agora ainda menos podia intervir: o site oficial do clube, em destaque, publicara a carta aberta do treinador, uma decisão tomada pessoalmente pelo presidente Flores — uma demonstração clara do seu apoio. O diretor desportivo só podia ficar ao lado, sem voz na questão.

“Mas agora os agentes desses jogadores estão todos a aparecer no meu gabinete, a pedir transferência!”

O treinador, para si, pensou: se me deres também o poder de decisão sobre transferências, acabas com o problema.

“Falamos disso no fim da época. Agora não tenho tempo nem disposição para tratar desse assunto. Se querem sair, que esperem até ao final da temporada.”

Acharam que podiam ofendê-lo e sair quando quisessem?

Ele deixá-los-ia sair, claro, mas antes disso deixá-los-ia à margem, a remoerem-se nas suas próprias dúvidas.

Na verdade, queria mesmo que saíssem — além de libertarem espaço salarial, ainda podia encaixar algum dinheiro com as transferências. Após garantir a permanência, precisaria de reforços, e com o conhecimento que trazia do “futuro”, não aproveitar o mercado seria um desperdício imperdoável.

Para comprar jogadores era preciso dinheiro, e era nesses rebeldes que apostava para arranjar fundos.

Entre eles, havia alguns titulares cobiçados, por isso não podia mostrar-se demasiado ansioso em vendê-los; caso contrário, os clubes interessados tentariam baixar ao máximo o preço, e ele não estava disposto a isso.

Ao mostrar-se indiferente à questão das transferências, ganhava tempo: mantinha os rebeldes debaixo de pressão e baralhava as intenções dos outros clubes, evitando que baixassem as ofertas.

Querem sair? Esperem pelo fim da época, quando eu tiver total controlo sobre as transferências — aí, negociamos com calma.

E aí, terei todo o tempo do mundo!

※※※

No fim de mais um dia de treino, o treinador regressou ao edifício de apartamentos onde vivia. À porta, foi recebido pelo porteiro, o senhor Lemos, com um cumprimento caloroso.

À medida que subia as escadas, ia encontrando vários vizinhos, todos cumprimentando-o com simpatia, conversando sobre o tempo, futebol e, claro, sobre o seu país natal, a enigmática China.

Sentia-se como se fossem velhos amigos e vizinhos de longa data.

Já perto da sua porta, foi interpelado pela tia Maria.

“O que faz aí a cozinhar sozinho? Hoje vem jantar a minha casa!” — exclamou a tia Maria, batendo no peito com convicção.

“Mas fui a sua casa ontem, tia Maria…” respondeu o treinador, entre o riso e o desespero.

“Olhe que eu não me importo; vai dizer que se importa?” — retorquiu ela, arregalando os olhos e pondo as mãos nas ancas, em pose clássica.

O treinador rendeu-se de imediato.

Tia Maria era alta e robusta; ele só podia aceitar docilmente.

“Mas ir todos os dias a sua casa comer e ainda levar comida quando saio… não é correto…”

“Quem disse que é de graça?” — respondeu ela. — “Duas vitórias seguidas, não é?!” — e mostrou-lhe dois dedos.

“O treinador está totalmente dedicado ao Getafe, trabalha até à exaustão e mal tem tempo para cuidar de si. Como adepta fiel, é meu dever zelar pelo seu bem-estar, para que possa concentrar-se no clube e trazer-nos ainda mais vitórias… não acha isto perfeitamente normal?” — concluiu ela, de cabeça erguida e olhar reto.

O treinador ficou sem palavras.

Rendeu-se ao “poder” de tia Maria, acompanhando-a para mais uma refeição à sua mesa — comida de borla e ainda a levar algo para casa. Mas, no fundo, sentia-se reconfortado e grato.