Capítulo 76: A conferência de imprensa do novo jogador
Embora o jornal "Vida Local de Getafe" não seja o mais influente da cidade — afinal, Getafe não possui muitos jornais de grande porte —, ele ainda assim detém certa influência na região.
Quando o artigo foi publicado, lançou duras críticas diretamente a Vicente Moscardó, o gerente geral do clube, deixando-o em uma situação bastante desconfortável.
“Isso é um absurdo completo!”, pensava Moscardó. Contudo, curiosamente, algumas pessoas ainda acreditavam no que o jornal dizia.
“Droga, como é possível confiar nesse tipo de mídia vendida?”, resmungava ele, sem saber ainda da relação entre "Vida Local de Getafe" e Changsheng, nem do acordo secreto firmado entre eles.
Claro que, se não fosse tolo, cedo ou tarde acabaria descobrindo. Mas, e daí?
***
Após a contratação de Charlestias, boas notícias chegaram de Sena.
Sena conseguiu convencer o Corinthians a rescindir seu contrato sem pedir um centavo de multa — basicamente, abriu mão do salário restante de um ano, em troca da rescisão amigável.
Com isso, o último obstáculo entre ele e o Getafe fora removido.
Ao ouvir a notícia, Changsheng não hesitou e enviou um convite oficial de transferência a Sena, em nome do clube.
Esse episódio reforçou a boa impressão que Changsheng já tinha de Sena — afinal, ele sempre admirou o meio-campista discreto.
Antes disso, nenhum compromisso formal havia sido firmado com Sena; se o Corinthians tivesse mudado de ideia após a rescisão, Sena teria ficado sem clube.
Eles só haviam se encontrado uma vez, compartilhado uma refeição, e mesmo assim Sena confiou totalmente, aceitando rescindir o contrato com o Corinthians tão rapidamente.
Essa confiança emocionou e surpreendeu Changsheng.
Por isso, ao chegar a Madri, Changsheng foi logo encontrá-lo e perguntou com um sorriso: “Você não tem medo de que eu mude de ideia e te abandone?”
Sena ficou surpreso, respondeu: “Na verdade, nem pensei nisso... só vi uma grande oportunidade.”
Changsheng ficou sem palavras — Sena parecia menos ingênuo do que aparentava.
Então, Sena sorriu mostrando os dentes e disse: “Mas, de qualquer forma, mesmo que eu não rescindisse, acho que o Corinthians me venderia para ganhar uma taxa de transferência. Melhor eu procurar um time por conta própria, pelo menos como agente livre, que é atraente para muitos clubes. Mas, se eu não conseguir vir para a Espanha, vou ficar muito triste.”
Changsheng bateu no ombro do brasileiro de aparência simples: “Você não vai se arrepender, Sena. Eu garanto que você vai fazer sucesso aqui. Vai se tornar uma grande estrela! Quem sabe, pode até jogar pela seleção nacional!”
Sena riu no começo, mas depois ficou surpreso: “Seleção nacional? Não é possível, não é possível... A seleção do Brasil é muito difícil de entrar! Senhor Chang, você não sabe como é difícil, por isso eu nunca pensei em jogar nela...”
Changsheng pensou: “Eu não estava falando da seleção do Brasil, mas da da Espanha...”
Porém, ele não disse isso naquele momento, nem tinha certeza se, com a chegada de Sena, ele acabaria por jogar na seleção espanhola.
Sena queria se naturalizar porque sabia que a seleção brasileira era praticamente impossível para ele, devido à grande concorrência.
Agora, com dois anos de antecedência na Espanha e sob seu treinamento, talvez o destino dele pudesse mudar.
Na verdade, a trajetória de Sena já estava mudando...
“De qualquer forma, confie em mim, seu futuro aqui será brilhante.”
Sena assentiu: “Eu confio em você, senhor Chang!”
Changsheng não sabia por que ele confiava tanto, mas achava que era algo positivo.
***
Sena passou nos exames médicos sem problemas e assinou contrato com o Getafe.
Assim, tornou-se oficialmente um jogador do clube.
Considerando que Luis García e Mista ainda demorariam para ser resolvidos, e que Pineda ainda não havia sido vendido, Changsheng decidiu não esperar mais e organizar uma coletiva de imprensa para apresentar o novo jogador.
Ele então pediu a Rudi González que ajudasse a preparar o evento.
Rudi achou estranho: “Você fez as pazes com a imprensa?”
“De jeito nenhum.”
“Então essa coletiva é para...?”
“Na verdade, só convidamos um único veículo de mídia.”
“‘Vida Local de Getafe’?”, perguntou Rudi, que também havia lido o artigo e, apesar de algumas partes exageradas, concordava com o teor geral.
“Sim”, respondeu Changsheng.
“Por que fazer uma coletiva só com um jornal? Melhor chamar eles para uma entrevista direta.”
Rudi achava um exagero.
Mas Changsheng balançou a cabeça: “Não, tem que ser assim.”
Rudi percebeu a intenção e sorriu maliciosamente: “Você é muito astuto!”
Ele sabia que Changsheng estava prestes a dar um golpe duro na imprensa.
Uma grande coletiva com apenas um veículo? A humilhação não seria do Getafe, mas da própria mídia, que não teria direito de participar!
Rudi logo entendeu o que tinha que preparar.
***
No dia seguinte, o site oficial do Getafe publicou um aviso anunciando uma coletiva de imprensa para apresentar um novo jogador, seguida de uma cerimônia de boas-vindas aos torcedores.
O evento era gratuito, não vendia ingressos, mas só era permitido o acesso a quem tivesse a carteirinha de sócio do clube — essa era a única exigência.
Imediatamente, a imprensa notou o detalhe.
Era a primeira coletiva após a proibição oficial de imprensa imposta por Changsheng.
Eles ficaram surpresos e ao mesmo tempo satisfeitos — “Finalmente, o garoto está pedindo ajuda, sabe que precisa de nós para divulgar o novo jogador.”
Esperavam ansiosamente o convite oficial do Getafe.
Um dia se passou, nada.
Dois dias, nada.
Às vésperas da coletiva, não receberam nenhuma forma de convite, nem por escrito, nem por telefone.
O que o Getafe estava fazendo? Se ia organizar uma coletiva, por que não nos avisaram? Então para que serve?
Os jornalistas, impacientes, decidiram não esperar mais e foram diretamente ao Estádio Alfonso Pérez.
***
Na última hora antes da coletiva, os funcionários do clube preparavam o cenário, montando o painel de fundo com o escudo do Getafe e os patrocinadores.
Também organizavam a disposição das cadeiras para os jornalistas.
“Será que vinte cadeiras são suficientes, senhor García?”, perguntou um trabalhador carregando duas cadeiras dobráveis, enquanto atrás dele havia pelo menos mais uma dúzia.
O diretor de comunicação, Alberto García, balançou a cabeça: “Não, não precisamos de tantas.”
“Mas, senhor García... vinte cadeiras não são muitas?”, estranhou o trabalhador.
“Nós só precisamos de duas”, disse García, levantando dois dedos.
“Duas?!”, o trabalhador quase caiu para trás.
“Sim, duas.”
“Mas duas cadeiras para os jornalistas...”
“Chega, chega. Apenas coloque essas duas cadeiras no centro.”
O trabalhador, confuso, ainda resmungava enquanto saia.
Alberto García sorriu ao vê-lo partir, sem explicar nada.
Ele lembrava da orientação dada por Changsheng, o chinês: “Só duas cadeiras”.
Uma cadeira seria para o repórter do site oficial do clube — que nunca fora banido e que estava encarregado da comunicação externa do Getafe.
Embora o site fosse pouco valorizado, ainda era necessário um meio tradicional.
A segunda cadeira seria para o jornalista do "Vida Local de Getafe", que Changsheng já havia avisado que seria o único autorizado a circular livremente no clube e entrevistar jogadores e treinadores.
Nenhum outro jornalista teria permissão.
García não sabia qual a relação entre Changsheng e esse jornal, mas ficou claro que o veículo era totalmente alinhado com ele.
Organizar uma coletiva com apenas dois jornalistas era algo inédito para ele como responsável de comunicação do Getafe.
Só de pensar na ideia do chinês, não conseguia conter o riso.
Nas mãos de uma pessoa assim, a sorte dos jornalistas realmente era péssima...
***
Às quatro e meia da tarde, os jornalistas começaram a chegar ao Estádio Alfonso Pérez para a coletiva.
No entanto, foram barrados pelos seguranças na entrada do saguão.
Dez seguranças apareceram diante deles.
Esses eram praticamente todos os responsáveis pela segurança diária do estádio.
Normalmente, eles se revezavam em folgas, mas naquele dia todos cancelaram seus descansos para cumprir a ordem de Changsheng.
Eles estavam ali com um único objetivo: impedir a entrada dos jornalistas.
Barrar os jornalistas era simples, bastava trancar as portas e ter algumas pessoas para lidar com as perguntas.
Mas Changsheng queria deixar claro para eles:
“Sem minha autorização, nenhum de vocês participará da coletiva!”
Os jornalistas, impedidos e cientes do motivo, questionaram os seguranças.
“Vocês vão fazer uma coletiva, e a gente não pode participar?”
Eles eram pessoas articuladas, e juntos, seus argumentos superavam os dos dez seguranças.
Estes, porém, apenas mantinham as portas trancadas e permaneciam em silêncio, sem ceder.
Ignorar as provocações era a melhor forma de não cair em armadilhas verbais.
Após muito protesto, os jornalistas começaram a se desanimar.
Foi quando alguém na multidão bufou: “Vocês estão vendo, eles não querem que a gente entre! Fazem uma coletiva sem um único jornalista. Quero ver quem vai rir por último!”
Todos olharam e reconheceram o interlocutor.
Era Javier Passos Rosales, repórter do jornal Marca, aquele que fora humilhado publicamente por Changsheng na coletiva anterior.
Desde então, ele se tornou o maior crítico de Changsheng no Marca.
Também foi o primeiro a divulgar a notícia dos conflitos no Getafe.
Suas palavras rapidamente receberam apoio — claro, talvez também por ser do Marca.
“Exato! Se não nos deixam entrar, então não vamos! Vamos ver quem vai sair ridicularizado!”
A multidão começou a se agitar.
Nesse momento, uma voz soou do lado de fora: “Senhores, por favor, poderiam abrir caminho?”