Capítulo Sessenta e Nove: Você gostaria de jogar futebol na Europa, Sena?

O vencedor leva tudo Ouvindo as ondas na floresta 3541 palavras 2026-03-31 11:14:44

Em São Paulo, Chang Sheng assistiu a uma partida do Corinthians, mas não viu Senna no Estádio Pacaembu. Senna nem sequer estava entre os convocados. Isso indicava que sua situação no Corinthians era realmente complicada. Evidentemente, ele não era um jogador habitual da equipe principal e raramente tinha oportunidades.

Diante desse cenário, seria fácil para Chang Sheng levá-lo do Pacaembu para o Getafe. Quanto aos outros astros que faziam os torcedores do Corinthians gritarem, Chang Sheng nem cogitava. Ele sabia das conquistas de Dida no Milan, mas, para ser honesto, suas boas atuações se limitaram a dois anos; no restante, era propenso a erros, sua performance era, no mínimo, decepcionante. Embora Dida já mostrasse seu talento para defender pênaltis no Corinthians, Chang Sheng não desperdiçaria uma vaga de estrangeiro não europeu apenas por essa habilidade. Melhor deixar Dida “prejudicar” o Milan...

Vampeta era titular da seleção brasileira, tendo feito dupla com Emerson na última Copa América. Emerson já era titular do Bayer Leverkusen e, atualmente, tem mais fama que Vampeta, embora este não seja desconhecido. Em 1994, aos vinte anos, transferiu-se para o poderoso PSV Eindhoven, junto com ninguém menos que Ronaldo, o “Fenômeno”. Vampeta viu de tudo no futebol e conquistou a Copa América de 1999. Por isso, era impossível que ele aceitasse ir para um clube pequeno como o Getafe. Chang Sheng sabia bem disso.

Além disso, naquele verão, algo estava prestes a acontecer: a Inter de Milão compraria Vampeta por uma quantia superior a quinze milhões de dólares. Ele se reuniria com Ronaldo em Milão. Naturalmente, Chang Sheng já sabia como essa transferência terminaria. Vampeta ficaria apenas meio ano na Inter, jogaria uma partida no campeonato e, no início de 2001, se transferiria para o Paris Saint-Germain, onde, em meio campeonato, faria apenas sete jogos e um gol. Depois disso, sua carreira começou a declinar até cair no esquecimento.

Como alguém que veio do futuro, Chang Sheng preferia investir em talentos promissores, nunca em ações fadadas ao fracasso. Outro grande nome era colombiano: Freddy Rincón, meia titular da seleção da Colômbia e capitão do Corinthians, com passagem por Nápoles, Parma e Real Madrid. Com trinta e um anos, estava praticamente aposentado no Corinthians.

O atacante titular do Corinthians, Edílson, era famoso por seu temperamento explosivo, sobretudo na final da Libertadores de 1999 contra o Palmeiras – clubes rivais, com partidas sempre cheias de tensão. Na temporada anterior, Edílson jogava pelo Palmeiras, mas depois mudou-se para o arqui-inimigo Corinthians, tornando-se alvo de constantes faltas dos adversários. Após mais uma agressão, Edílson respondeu com socos e pontapés, e, devido ao histórico de rivalidade, a partida rapidamente se transformou em um caos, sendo cancelada. Edílson também teve desentendimentos com Felipão, então técnico do Palmeiras, declarando: “Nunca jogarei em um time comandado por Felipão”. Contudo, para disputar a Copa do Mundo, acabou cedendo e se juntou à seleção do técnico.

Esse tipo de personalidade, mesmo que Chang Sheng quisesse, não conseguiria trazer ao Getafe; jogadores assim não aceitariam. Edílson havia conquistado o prêmio de melhor jogador do campeonato brasileiro de 1998 e jamais aceitaria ir para o Getafe.

Portanto, Chang Sheng sabia exatamente quem era seu alvo: Senna.

No Pacaembu, não viu Senna jogar, então, no dia seguinte, decidiu observar o treino no centro de treinamento do Corinthians. Ele conhecia bem as habilidades e características de Senna, mas temia que sua viagem no tempo pudesse causar pequenas mudanças nos detalhes. Por isso, preferia ver com seus próprios olhos para ter certeza.

Identificar Senna entre tantos jogadores negros era um desafio técnico. Em 2000, Chang Sheng não sabia ao certo como Senna era fisicamente. Muitos jogadores brasileiros tinham aparência semelhante, especialmente os de pele escura e cabeça raspada. Ele precisou buscar em sua memória a imagem de Senna, observando a posição e os exercícios dos atletas para chegar à resposta. Pensou que, se seu “Olho Dourado” evoluísse para o segundo nível, poderia escanear cada um, ao menos saber os nomes, facilitando a busca.

Finalmente, encontrou seu alvo entre os muitos jogadores de cabeça raspada: Marcos Antônio Senna da Silva. Entre os jogadores do Corinthians, era totalmente discreto. Senna não era um volante corpulento; tinha apenas um metro e setenta e sete, um centímetro a mais que Chang Sheng. Essa altura era comum entre futebolistas, mas, para um volante, até um pouco baixa, indicando que não era forte no jogo aéreo. Chang Sheng, porém, valorizava outros atributos.

Como todo brasileiro, mesmo sendo um volante de marcação, Senna possuía técnica refinada. Seus desarmes eram precisos e eficazes, resultando em poucas faltas. Tinha excelente resistência física e grande área de atuação. E não era apenas defensivo; como brasileiro, sabia contribuir no ataque, com bons passes e capacidade de organização. Isso encaixava perfeitamente nos requisitos de Chang Sheng: ampla cobertura defensiva, habilidade destacada, estabilidade, e ainda podia colaborar na distribuição e organização ofensiva.

Por isso, Chang Sheng descartou os outros e veio buscar Senna. Observando seu treino, percebeu que, embora ainda jovem, Senna já tinha uma base sólida. As habilidades que mostraria no futuro já estavam em formação ou quase maduras. Técnica pode ser aprimorada, mas certas características são inerentes.

Por exemplo, o nível de dedicação ao trabalho: mesmo sem seu “Olho Dourado”, Chang Sheng podia perceber o quanto Senna se dedicava ao treino. Após uma sessão de treinamento, ficou tranquilo. Aquele era o Senna que procurava. Sem dúvida.

Um jogador que nem sempre era convocado para o time principal do Corinthians não tinha motivos para ser exigente. Para ele, ir jogar na Europa já seria um grande salto, independentemente de ser um clube da elite ou da segunda divisão.

Chang Sheng planejava primeiro acertar com Senna e depois, como treinador do Getafe, apresentar oficialmente a proposta de transferência ao Corinthians. Não sabia quem era o empresário de Senna, nem se ele tinha um. Por isso, adotou uma abordagem simples: voou até o Brasil para falar diretamente com Senna.

Chang Sheng esperou o fim do treino. Os jogadores saíam do campo e, do lado de fora, os torcedores aguardavam ansiosos, cercando seus ídolos para pedir autógrafos, quem sabe até uma foto.

Mas esse tipo de cena não envolvia Senna. Marcos Senna já estava habituado a isso; de cabeça baixa, desviava pela periferia da multidão, rumo ao vestiário. Nesse momento, alguém bloqueou seu caminho, estendendo uma cartela e um lápis.

“Pode me dar um autógrafo?”

Senna ficou surpreso.

Desde que chegou ao Brasil, Chang Sheng adorava seu “irmão” – ao descobrir que falava um português bastante fluente! Era uma herança de seu irmão, que, ao que parecia, era um gênio das línguas. Felizmente, sabia português; caso contrário, depender apenas do espanhol para conversar com os brasileiros seria complicado. Para convencer alguém, é preciso se comunicar bem. Assim, com a cartela e o lápis na mão, Chang Sheng, em português fluente, interceptou Senna.

Senna ergueu a cabeça, ainda mais surpreso ao perceber que quem pedia o autógrafo era um oriental de pele amarela e cabelos pretos. Não sabia de que país se tratava; no Brasil, há muitos imigrantes japoneses.

Apontou para si mesmo e perguntou: “Você quer meu autógrafo?”

Chang Sheng sorriu e assentiu: “Sim, claro! Você pode me dar um autógrafo?”

Senna, embora intrigado, pegou o papel e o lápis para assinar. Já estava há um ano e meio no Corinthians, tinha jogado poucas partidas e não era reconhecido no clube; provavelmente, os torcedores nem sabiam seu nome – o que era normal, já que o público raramente presta atenção em quem joga pouco. Antes disso, nunca foi um jogador famoso. Aos vinte e três anos, nunca jogara uma partida da primeira divisão; sua transferência para o Corinthians não mudou seu destino, permanecendo desconhecido. Ele achou que ir para um gigante brasileiro seria bom, mas agora via que não era bem assim.

Assinou cuidadosamente o nome – Senna – e devolveu os itens ao outro.

Chang Sheng pegou de volta, então perguntou: “Sou o primeiro a pedir seu autógrafo?”

Senna hesitou, mas acabou assentindo: “Sim.”

“Então...” Chang Sheng olhou para a assinatura de Senna, confirmando que não se enganara. Depois ergueu a cabeça e perguntou: “Você gostaria de jogar na Europa, Senna?”