Capítulo Setenta e Cinco: Cooperação

O vencedor leva tudo Ouvindo as ondas na floresta 4064 palavras 2026-03-31 11:15:16

Chang Sheng e Carlos Mediano Pedrosa sentaram-se em um bar — ou melhor, um restaurante, que é o principal ponto de encontro social na Espanha. Como esse lugar serve não só bebidas alcoólicas, mas também várias opções de refeições, sempre que Chang Sheng não jantava na casa da tia María nem pedia comida por telefone, ele vinha a esses pequenos bares para se alimentar.

Havia muitos bares desse tipo perto da casa de Chang Sheng, e ele os experimentou um por um até encontrar aquele que melhor combinava com seu gosto — o seu favorito. Era justamente o bar onde estavam agora, chamado “Tortilla de Patata”.

Embora o nome soe estranho, trata-se apenas de uma comida típica espanhola. O bar recebeu esse nome porque eles fazem a melhor tortilla de patata, que é o prato carro-chefe da casa. Chang Sheng gostava muito desse prato e tinha até um lugar fixo ali: o assento junto à janela, no canto esquerdo logo na entrada, era dele. Normalmente, ninguém se sentava ali, e quando alguém desconhecia isso, os garçons vinham avisar que aquele era um lugar reservado. Nas palavras do dono, Santiago Amaro Barri, esse privilégio era uma forma de agradecer a Chang Sheng por ter salvado o Getafe do rebaixamento.

Pela primeira vez, Chang Sheng desfrutava do tratamento especial reservado a um treinador principal do Getafe. Ele aceitava isso com tranquilidade, sem sentir vergonha ou incômodo, pois sabia que havia conquistado tudo aquilo com seu esforço, como se estivesse recebendo seu salário. Para ele, era natural: ele tratava bem os torcedores, e eles o retribuíam da mesma forma.

Os dois estavam sentados frente a frente no banco que acomodava exatamente duas pessoas. Assim que o garçom trouxe o almoço dos dois, Chang Sheng fez um gesto convidativo.

— Pode comer, eu pago. Nós, chineses, costumamos conversar enquanto comemos — disse.

Carlos Mediano sorriu:

— Que coincidência. Nós, espanhóis, também gostamos de conversar enquanto comemos.

A tortilla de patata não é uma panqueca feita com farinha, mas sim uma omelete de ovos com fatias de batata e cebola picada, cortada em pedaços e servida no prato.

Chang Sheng não usou talheres; pegou a tortilla com as mãos e deu uma mordida grande, comendo quase metade. Enquanto mastigava, disse a Carlos Mediano:

— Eu conheço o seu jornal e já o li. Mas vocês não são o maior jornal local, seu alcance ainda é limitado.

Mediano, por sua vez, era mais educado que Chang Sheng. Ele largou os talheres que ia usar para cortar a tortilla e respondeu:

— Sim, mas justamente por sermos pequenos, somos livres e por isso viemos até você. Acreditamos que para crescer e atrair mais leitores, precisamos de uma vantagem.

Chang Sheng logo entendeu:

— Então vocês querem o meu apoio?

Mediano assentiu.

— Você bloqueou todos os outros meios de comunicação. Se pudermos noticiar tudo sobre você e o time, cobrindo jogos fora de casa, coletivas de imprensa, entrevistas com qualquer treinador do Getafe e até duas entrevistas exclusivas por mês com jogadores, acredito que nossos leitores irão se interessar e nossa circulação crescerá.

— Então vocês querem me usar, certo? — perguntou Chang Sheng.

— Você também pode nos usar como um meio para sua contra-ofensiva — Mediano respondeu com franqueza, olhando-o nos olhos.

Chang Sheng sorriu novamente. Ele não havia se enganado: aquele era um homem muito interessante. Sabia que Mediano queria garantir exclusividade nas notícias, o que seria vantajoso para ambos. Como Mediano disse, tratava-se de uma relação de mútuo benefício. O jornal “Vida Local do Getafe” usaria a influência de Chang Sheng para se tornar o principal meio de comunicação local, enquanto ele usaria o jornal como seu porta-voz para transmitir sua mensagem ao mundo.

Mediano falava com total sinceridade, sem rodeios ou constrangimento, o que causava uma boa impressão em Chang Sheng. Todos sabem dessas relações, mas geralmente preferem envolvê-las em disfarces e sutilezas, fazendo parecer que tudo é muito nobre, quando na verdade é mero autoengano. Mediano, por outro lado, era direto e transparente, o que o tornava admirável. Afinal, as pessoas estão acostumadas a mentiras e falsidades; encontrar alguém que fale a verdade de forma tão aberta e honesta é algo encantador.

— Esse acordo parece bom — disse Chang Sheng sorrindo.

※※※

Quando Chang Sheng e Mediano saíram do bar “Tortilla de Patata”, o acordo já estava fechado.

Chang Sheng permitiu que o jornal “Vida Local do Getafe” cobrisse todas as notícias do time, acompanhasse a equipe em jogos fora de casa, participasse das coletivas, entrevistasse qualquer treinador do Getafe e realizasse até duas entrevistas exclusivas por mês com jogadores.

Em troca, o jornal prometeu sempre apoiar firmemente Chang Sheng, independentemente da situação.

Importante salientar: o apoio era a Chang Sheng, não ao Getafe. Isso era crucial, pois apoiar o Getafe nem sempre significava apoiar Chang Sheng — pois dentro do clube havia Moscodo, que não se dava bem com o treinador, mas ainda assim representava o clube.

Apoiar Chang Sheng significava que o jornal deveria estar ao lado do treinador, mesmo que ele tivesse conflitos com Moscodo, o gerente do clube. Caso contrário, Chang Sheng poderia bloquear o jornal a qualquer momento.

Nenhum contrato formal foi assinado, era um acordo de cavalheiros, baseado na confiança mútua.

Chang Sheng confiava em Mediano e este confiava em Chang Sheng.

As razões eram simples, porém diferentes. Chang Sheng tinha a vantagem: podia bloquear qualquer mídia a seu bel-prazer, sem precisar de garantias contratuais. Se o jornal não cooperasse, ele simplesmente o bloqueava, como fizera antes com outras mídias maiores na Espanha; um pequeno jornal local do Getafe não representava desafio algum.

Mediano confiava em Chang Sheng porque ele havia prometido salvar o Getafe do rebaixamento — e cumprira. A credibilidade de um homem assim era garantida.

Na despedida, Mediano estendeu a mão:

— Uma boa parceria, Chang.

Chang Sheng apertou a mão dele:

— Uma boa parceria, senhor Mediano.

※※※

No dia seguinte, todos os leitores do “Vida Local do Getafe” que compraram o jornal encontraram em destaque uma matéria com o título: “Chang Sheng conduzirá o Getafe a uma nova era!”.

O artigo relembrava o péssimo desempenho do time na última temporada, criticava abertamente o gerente Moscodo, responsabilizando-o pelos fracassos nas contratações, que haviam custado uma fortuna ao clube sem trazer resultados. Por exemplo, Pineda, contratado por 33 milhões de pesetas — cerca de dois milhões de euros — não havia rendido conforme o esperado. Após ser preterido por Chang Sheng, os resultados do time melhoraram rapidamente.

Dizia-se que na nova temporada o treinador teria total controle sobre as contratações, e que esse jovem técnico visionário traria surpresas para os torcedores, citando como exemplo o centroavante titular da seleção grega sub-21, Angelos Charisteas.

Concluía afirmando que o Getafe estava destinado a entrar numa nova era sob o comando de Chang Sheng.

A matéria era assinada por Carlos Mediano Pedrosa.

Chang Sheng comprou um exemplar especialmente para ler. Ao ver as palavras do artigo, não pôde deixar de sorrir.

Na verdade, o time estava afundado na zona de rebaixamento, mas isso não era culpa de Pineda — ou pelo menos não apenas dele. Ele tinha sua parcela de responsabilidade, que era pequena.

No entanto, graças à narrativa de Mediano, parecia que todo o risco de rebaixamento era culpa do maior reforço que não havia cumprido as expectativas.

Se Pineda não teve bom desempenho, quem é o responsável? Quem o contratou, naturalmente.

Todas as negociações do Getafe eram sob responsabilidade de Moscodo.

Logo, a culpa recai sobre ele.

Assim, o artigo servia para criticar Moscodo como gerente, que detinha o poder das contratações, mas não trazia jogadores de qualidade ao time. Essa crítica destacava a importância de o treinador ter o controle das contratações como algo correto e eficaz.

Após a leitura, Chang Sheng balançou a cabeça sorrindo.

Esses jornalistas realmente têm habilidade em manipular a opinião pública.

Mas se a mídia trabalha para ele, é uma boa mídia — e ele não se importava se eles manipulavam as pessoas.

No entanto, por mais que sejam habilidosos, isso não passa de um artifício.

Chang Sheng, por sua vez, usava seu poder com força total: bloqueava mídia com brutalidade. Por isso, não temia provocar conflitos. Seu poder para bloquear vinha dos resultados que alcançava com o time.

Se o desempenho fosse ruim, dizer que bloqueava a mídia seria apenas motivo de risada.

Mas graças aos bons resultados, ele recebia apoio suficiente para conseguir bloquear até mesmo a mídia mais onipresente.

Antes, as outras mídias pareciam unidas, até cogitavam se unir contra o bloqueio.

Mas agora, com o “Vida Local do Getafe” virando a casaca, abriram uma brecha interna.

Quando os outros veículos vissem que aquele jornal tinha acesso exclusivo às notícias do Getafe e atraía leitores, muitos iriam deixar o orgulho de lado para se juntar a ele.

Para a mídia, a dignidade não vale nada.

Em pouco tempo, toda essa mídia maldita estaria ajoelhada aos seus pés, prestando-lhe vassalagem.

E sua missão de “estar contra o mundo” finalmente estaria cumprida...

Ele conquistaria sua terceira habilidade de jogo — contra-ataque afiado.

Era exatamente o que precisava para a tática que adotaria na nova temporada.

O Getafe levantaria a bandeira da defesa e do contra-ataque, e aumentar a taxa de sucesso dos contra-ataques em 5% significava que suas chances de êxito seriam maiores.

Aqui, sucesso não significava necessariamente um gol.

Em uma partida, um time que joga no contra-ataque tentará várias vezes, mas boa parte das investidas fracassam antes de se concretizarem.

Essas são consideradas tentativas malsucedidas.

O sucesso era quando o contra-ataque resultava em uma finalização ao gol.

Se o gol saísse ou não, isso não dependia da habilidade do contra-ataque, mas sim da capacidade dos jogadores.

Por isso o sistema dizia que essa habilidade, por mais poderosa que fosse, servia apenas como auxílio, não tendo papel decisivo.

A vitória ou derrota num jogo envolve muitos fatores: o efeito do treinamento, a adequação da tática, o moral da equipe, a sorte — tudo isso em nível macro.

No nível individual, depende das habilidades dos jogadores: posicionamento, passe, compreensão tática, execução e técnica.

Se a decisão de um jogo dependesse de uma única habilidade, seria ridículo.

Portanto, essa habilidade era apenas um auxílio para Chang Sheng, como um assistente técnico melhor e mais eficiente que Rudy González.

Mas quem realmente decide o resultado são as pessoas: Chang Sheng e os jogadores.

O futebol, em última análise, é um esporte humano.