Capítulo Oitenta e Seis: Mudar Não é Tarefa Fácil
Ao ver que o olhar de Chang Sheng voltara ao normal, mas que ele ainda o fitava fixamente, Luis García sentiu um calafrio percorrer-lhe a espinha. Sua mente começou a divagar.
Por que o técnico o teria chamado para conversar? Certamente deveria haver algo importante. Pela expressão, não parecia ser nada bom. Se não era algo positivo, o que seria? Teria relação com sua atuação no último amistoso? Ah, claro! Naquela partida, perdera a bola e o adversário aproveitou para marcar. Chang Sheng era um treinador que prezava muito pela disciplina tática; ele devia estar insatisfeito.
Luis García decidiu se antecipar:
— Treinador... eu sei que, bem, sei que não joguei muito bem na última partida...
Ao ouvir Luis García começar a se autocriticar, Chang Sheng achou aquilo curioso e perguntou, interessado:
— Por que você acha que não jogou bem?
Embora Chang Sheng fosse jovem, com apenas vinte e oito anos — idade que muitos consideravam imatura demais para um treinador —, para Luis García, ele ainda possuía a autoridade de um veterano. Afinal, García tinha apenas vinte e dois anos. Diante de Chang Sheng, a pouca idade do treinador acabava sendo ignorada por ambos.
— Eu perdi a bola e isso resultou no gol deles, e acabamos não vencendo o jogo... — respondeu García, gaguejando.
— E por que você perdeu a bola? — indagou Chang Sheng.
— Eu tentei driblar o adversário, mas ele previu minha intenção... — García respondeu, envergonhado.
— Antes disso, você já tinha passado por dois marcadores. Deveria ter passado a bola mais cedo; assim, você não a teria perdido, a equipe não teria sofrido o gol e, quem sabe, poderíamos ter marcado. Você não viu que Balzaretti estava livre na ponta?
Luis García pensou consigo mesmo que sua intuição estava certa: o técnico viera mesmo para criticá-lo. Sentindo-se culpado, não soube o que dizer.
— Lembra-se de qual é a nossa estratégia ofensiva? — insistiu Chang Sheng.
García assentiu.
— Diga-me.
— Eu devo jogar pelo meio, cortar para dentro para atrair a marcação, e então distribuir a bola para o espaço vazio na lateral, para que o lateral-esquerdo suba e cruze.
— Mas o que você tem feito em campo? Vi você driblando sucessivamente, ignorando os espaços claros nas laterais — disse Chang Sheng, sério.
Ao ver a expressão do técnico, García sentiu-se ainda mais acanhado:
— Eu sei, treinador... mas quando entro em campo, esqueço... Se estou com a bola nos pés, meu instinto é querer brilhar. Sempre joguei assim, é um hábito...
— Isso não pode continuar. Você precisa mudar. Saiba que é o jogador quem deve se adaptar à tática da equipe, e nunca o contrário. Se quer uma vaga no time, vai ter que mudar.
Ao perceber que Luis García parecia ter entendido, Chang Sheng decidiu encerrar o sermão, sendo direto. Ele esperava resistência, mas, para sua surpresa, o jogador concordou prontamente:
— Vou me esforçar, treinador!
Chang Sheng não questionou a rapidez da resposta. Já que o jogador aceitara mudar, a conversa não precisava se prolongar. Ele então perguntou, de forma casual, se García estava se adaptando bem à vida em Getafe, para mostrar preocupação. Afinal, depois de dar um golpe duro, era preciso oferecer um pouco de doçura para não parecer um treinador rígido e inacessível.
Luis García ficou satisfeito com a atenção. As histórias sobre a severidade daquele treinador eram muitas. Quando conversavam com os veteranos do elenco principal, ouviam relatos sobre como, logo no primeiro dia como treinador da equipe C, Chang Sheng brigara com um prodígio da base. Aquilo não era algo que qualquer um faria. Por isso, García nutria certo temor por ele, e receber aquele gesto de cuidado o deixou comovido.
***
Como não havia mais amistosos, Chang Sheng passou a observar o comportamento de Luis García nos treinos diários. Ele notou que o jogador realmente se esforçava, mas o problema era que aquele hábito estava enraizado há muito tempo; era quase parte de sua personalidade. Ele jogava assim desde pequeno, não apenas na academia do Barcelona, La Masia, mas provavelmente desde os tempos das peladas de rua.
Mudar não aconteceria da noite para o dia. Chang Sheng pensou que, se tivesse duas ou três temporadas, talvez conseguisse corrigir os vícios de García. Mas o jogador estava ali por empréstimo, por apenas um ano. Não havia tempo nem necessidade de uma reestruturação profunda. O melhor era esperar que García melhorasse o suficiente para, ao menos, ter a consciência de cooperar com o grupo em vez de jogar sozinho. Era a única solução possível no momento, embora Chang Sheng não tivesse certeza do sucesso.
***
Luis García sentia-se desconfortável. Antes, quando a bola chegava aos seus pés, ele não pensava; apenas avançava, driblava e tentava resolver tudo sozinho. Agora, não podia. O treinador exigia rapidez: receber, cortar para dentro e passar a bola para o lateral que subia.
Aquilo era o oposto do que fizera a vida toda. Ele precisava forçar a si mesmo a suprimir o desejo de brilhar individualmente para servir ao coletivo. Por vezes, ele lembrava e passava a bola; em outras, o ímpeto falava mais alto e ele avançava. Ao perceber o erro, olhava para a lateral e via o treinador balançar a cabeça, frustrado. Então, ele se prometia prestar mais atenção. Mas, ironicamente, quanto mais ele se preocupava, pior ele executava o lance. Em certo momento, dominou a bola de forma desastrosa.
***
Chang Sheng suspirou, desviando o olhar. Ele via o esforço de García, mas isso tornava a cena ainda mais difícil de assistir. Mudar hábitos antigos é uma tarefa hercúlea. Com a temporada prestes a começar, ele se perguntava se deveria manter García na escalação.
Após um mês de pré-temporada, ele já tinha uma base para o time titular. Com exceção de Yaya Touré, que começaria como reserva, os recém-chegados seriam titulares. Mas essa seria apenas a formação para o primeiro jogo; a continuidade dependeria do desempenho de cada um. O objetivo era estabelecer uma base sólida para a temporada. O desgaste físico, em uma liga de quarenta e duas rodadas, seria intenso, mas Chang Sheng contava com sua habilidade especial, "Inesgotável", que funcionava como um trunfo em sequências de jogos.
Pensando em habilidades, ele desejou ter algo que pudesse elevar rapidamente o entrosamento da equipe. O sistema estava no nível um, oferecendo apenas treinamentos básicos de condicionamento, força, aeróbica e agilidade. Não havia nada relacionado ao trabalho em equipe. Ele começou a ansiar por recursos mais poderosos. Precisava subir de nível!
Ele acessou o "Sistema Mestre de Treinador". Havia duas missões pendentes. Uma delas, "Objetivo Ambicioso", ele não chegara a analisar com calma na época. Agora, com interesse, leu:
Missão: Objetivo Ambicioso.
Conteúdo: Você fez promessas ousadas diante de seus jogadores. Liderar uma equipe que acabou de evitar o rebaixamento rumo à promoção é um desafio imenso, mas você tem um grupo disposto a segui-lo.
Objetivo: Conduzir o Getafe à primeira divisão.
Recompensa: 500.000 pontos de experiência, 150 pontos de energia, 5.000 pontos de prestígio e novos módulos de treinamento: Tática Básica, Força e Condicionamento, Tática de Partida, Cruzamentos Específicos e Ofensiva Básica.
Ao ver a quantidade de novas habilidades de treinamento disponíveis, Chang Sheng ficou paralisado, atônito.