Capítulo noventa e dois: A primeira vitória da temporada
A partida foi reiniciada. Os jogadores do Córdoba, inconformados, tentavam buscar o empate logo após sofrerem o gol.
No entanto, após uma série de investidas intensas, não conseguiram marcar. Pelo contrário, isso provou um ponto: a resistência do Getafe por mais de vinte minutos de pressão não foi obra do acaso!
Primeiro, a estratégia defensiva da equipe era excelente e coerente; o posicionamento dos jogadores era preciso, e a consciência de cobertura mútua era evidente.
Por que se diz que os times espanhóis não são bons na defesa? Na verdade, a Espanha sempre produziu grandes zagueiros. O problema é que a defesa no futebol espanhol baseia-se na capacidade individual dos atletas, e não em uma tática coletiva. Nesse aspecto, o futebol espanhol é inferior ao italiano. Por isso, ao assistir ao Campeonato Espanhol, nota-se que, mesmo nos clubes de elite, a defesa parece um esforço isolado. É fácil para o ataque encontrar espaços vazios.
Já contra times italianos, é difícil manter a posse de bola confortavelmente fora da zona de trinta metros. A defesa italiana é opressiva, preenchendo todo o campo com sua presença. Isso é uma exigência tática, mas também um instinto enraizado nos jogadores italianos. Os espanhóis carecem desse instinto.
Essa diferença explica a suposta fragilidade defensiva espanhola. Na verdade, eles não são fracos, especialmente no que diz respeito à agressividade, podendo ser comparados até ao futebol inglês. Muitos atacantes que jogam na Itália podem não se lesionar, ou sofrer apenas ferimentos leves, enquanto na Espanha, as lesões tendem a ser graves. O Campeonato Italiano enfatiza a defesa, reduzindo o espaço dos atacantes e, consequentemente, o risco de lesões.
A rigidez dos jogadores espanhóis também tem precedentes no estilo da seleção nacional de anos anteriores. Desde a década de oitenta, o futebol espanhol revelou uma geração de jogadores de estilo "sangue e ferro", como Juanito. Eles eram extremamente fortes na marcação. Contudo, estilos são como a moda; mudam com o tempo. Anos atrás, a garra era admirada, mas hoje, é vista com desdém. O fracasso da seleção na Copa do Mundo da França levou à demissão de Javier Clemente e ao fim da popularidade desse estilo no país. Com exceção das equipes do País Basco, a maioria adotou um futebol ofensivo e vistoso, priorizando a técnica. O contato físico perdeu prestígio.
Mas, surpreendentemente, o Getafe, situado na capital, ainda praticava esse tipo de futebol, e com ainda mais intensidade! Os jogadores do Córdoba, na linha de frente do combate, sentiam na pele que não eram páreo para os adversários no contato físico. Mesmo o jovem zagueiro José Pasarela, de aparência franzina, não hesitava nas disputas. Apenas sua determinação em buscar o choque físico era o suficiente para intimidar os rivais. Além disso, a taxa de sucesso do Getafe nos confrontos físicos era superior. Em lances onde o Córdoba deveria ter levado a melhor, a bola acabava ficando com o Getafe. Sem vencer os duelos físicos, marcar gols tornava-se quase impossível. Com um choque legítimo, a posse de bola mudava de mãos, e os jogadores do Córdoba tinham que correr para se defender, perdendo a chance de atacar.
***
Chang Sheng observava tudo do banco. Ele sabia que isso era resultado de dois fatores: a ênfase no treinamento de força física e o efeito da habilidade "Homem de Ferro". Como a temporada estava no início, a equipe estava com o condicionamento em dia; não havia necessidade de habilidades como "Fôlego Infinito" ou "Contra-ataque Ágil". O "Homem de Ferro", por outro lado, trazia benefícios em todos os momentos da partida, e Chang não hesitou em escolhê-lo. O resultado era evidente.
***
O Córdoba não conseguiu vazar a defesa do Getafe até o fim do primeiro tempo. O mesmo ocorreu na segunda etapa: o Getafe recuou, atraiu o adversário e esperou o momento certo para contra-atacar. A tática de Chang Sheng não tinha mistérios nem era inovadora; era o básico "defesa e contra-ataque". Mas esse plano simples tornou-se a sentença de morte para o Córdoba.
Aos setenta e três minutos, a rede do Córdoba foi balançada novamente. Desta vez, não foi Charisteas quem marcou, embora ele tenha sido fundamental: seu cabeceio foi espalmado pelo goleiro José Ramón, mas Mista estava no lugar certo para aproveitar o rebote e empurrar para o gol.
"Mista! Gol! É o segundo do Getafe! Eles garantiram a vitória!"
"Ambos os reforços marcaram hoje. Não poderia haver estreia melhor!"
***
O banco do Getafe explodia em celebração. Chang Sheng também estava radiante. Como um treinador que começou do zero, ver suas ideias transformadas em realidade no campo lhe trazia uma satisfação imensa. Aquele gol foi a prova de por que ele insistiu em Mista: com um atributo de movimentação sem bola de oitenta, ele conseguia aparecer onde era mais necessário.
Muitos ainda subestimavam a movimentação sem bola, rotulando jogadores como Inzaghi de "oportunistas". Porém, Chang Sheng sabia do seu valor. Um grande artilheiro, sem dúvida, domina essa habilidade.
A vitória já estava selada, mas Chang pensava além. O jogo provou que sua tática funcionava, embora o Córdoba não fosse um teste de alto nível. Ele ainda não havia enfrentado um gigante. Por isso, não era hora de relaxar.
***
O Getafe venceu por 2 a 0, começando a temporada com o pé direito. O resultado surpreendeu a muitos. Seria aquele o mesmo Getafe que quase foi rebaixado na temporada anterior?
Os jornalistas, porém, não aceitavam a derrota. Eles insistiam que o resultado foi sorte e que o estilo de Chang Sheng era "feio". Eles planejavam manipular a opinião pública para que os torcedores também vissem o Getafe dessa forma. Se Chang perdesse o apoio da torcida, o que lhe restaria?
***
Na sala de imprensa, o técnico do Córdoba, José Tomás Escalante, não escondia sua frustração. Ele criticou o estilo de jogo do Getafe, o que foi prontamente abraçado pelos repórteres como munição contra Chang Sheng.
Quando o treinador visitante saiu, os jornalistas esperavam que a entrevista acabasse, como era de costume. Mas o assessor de imprensa do Getafe, Alberto García, anunciou: "Convidamos o representante do Getafe...".
Os jornalistas voltaram a sentar-se. Seria Chang Sheng? Não, era Manuel García. Ele estava calmo, sem o nervosismo da primeira vez. Alberto García deu um ultimato: quem quisesse sair, que o fizesse em um minuto, pois, caso contrário, as perguntas começariam.
O jornalista do jornal Marca, Javi Pasos Rosales, bufou e levantou-se. Ele não toleraria tal provocação. Outros três o seguiram, mas a maioria permaneceu.
Alberto García sorriu: "Muito bem. Antes de começar, uma mensagem do senhor Chang Sheng: todos que ficaram podem fazer perguntas e participar das coletivas semanais. Os que saíram continuarão vetados."
Javi Pasos olhou para trás e viu que quase ninguém o seguiu. Ele amaldiçoou os colegas, chamando-os de covardes. Ele sentia que a aliança dos jornalistas estava desmoronando diante da tirania daquele chinês. Ele saiu batendo o pé, acreditando que o Marca não seria humilhado assim. Se Chang Sheng queria guerra com o maior jornal esportivo da Espanha, ele pagaria o preço.