Capítulo 146: O chefe não se chama Wang

Minha Esposa Veio de Mil Anos Atrás As flores ainda não desabrocharam. 2510 palavras 2026-04-01 16:16:25

À beira do rio, as águas corriam caudalosas. Qin Hao e seu colega tratavam de uma ocorrência; pelo uniforme do outro, tratava-se de um policial auxiliar. Já não era como há meio ano, quando Qin Hao precisava ser guiado por outros durante uma briga em que Xu Qing se envolvera. Ele já era um policial maduro.

"Sorte que o tempo não está tão frio, senão, com as pernas travando pela cãibra ao pular na água, não conseguiríamos nem puxá-lo para fora!"

"É verdade, é verdade!"

O pescador limpava o rosto, balançando a cabeça freneticamente. Com a mão direita, segurava uma vara de pescar quebrada, ainda sob o efeito do susto. Por sorte, caíra perto da margem; caso contrário, em um piscar de olhos, sua vida teria chegado ao fim.

Um grupo de seis ou sete curiosos se aglomerava ao redor, todos carregando seus apetrechos de pesca. Apenas Xu Qing e sua acompanhante estavam de mãos vazias, passeando com as mãos nos bolsos.

Ao avistar Xu Qing entre os espectadores, Qin Hao interrompeu sua fala, guardou o bloco de notas e perguntou: "Onde você mora? Quer uma carona para casa?"

"Não precisa, não precisa! Não quero incomodar!"

"Tem certeza?"

"Uma carona na viatura só porque caí pescando..." O pescador, ao imaginar a cena, balançou a cabeça vigorosamente e saiu apressado, dando passinhos rápidos. "Obrigado, oficial!"

Qin Hao achou graça e, ao virar-se para o grupo de pescadores curiosos, recomendou: "Cuidado com a segurança!"

"Pode deixar!"

"Salvar uma vida vale mais que construir um pagode de sete andares", comentou Xu Qing, fazendo um sinal de positivo.

"Que salvar o quê, nem entrei na água, só dei um puxão", Qin Hao torceu o nariz, agachando-se para torcer a barra da calça, de onde escorria um bom volume de água. Ele olhou para cima: "O que você está fazendo aqui?"

"Apenas dando uma volta, sem fazer nada."

"Você é muito desocupado, ainda tem tempo para ver a confusão dos outros."

"Pois é, é o que o povo mais gosta de fazer. Uma pena que cheguei tarde."

"Não vou ficar aqui de papo furado, preciso voltar para trocar de sapato e continuar o trabalho." Qin Hao baixou a barra da calça e pisou com força no chão; a água esguichava para fora dos sapatos a cada passo, deixando rastros molhados.

"A que horas você sai?" perguntou Xu Qing.

"Hoje eu devo..." Qin Hao parou na metade da frase e cobriu a boca. "Não sei, veremos quando chegar a hora." Quase caiu na armadilha; se dissesse que não tinha nada para fazer, era garantido que o trabalho apareceria perto do horário de saída.

"Viu só? Servidor público."

***

Ao ver Qin Hao se afastar, Xu Qing sussurrou para Jiang He: "Se precisar de algo, é só chamar eles. Fazem de tudo, capturam gatos, prendem cães... Da última vez que encontramos aquele cachorro preto enorme, foi só dar um telefonema e eles vieram equipados para capturá-lo."

Jiang He observou as costas de Qin Hao e assentiu: "Eles cuidam de muita coisa mesmo."

"É... cuidam bastante." Diante da seriedade de Jiang He, Xu Qing não conseguiu distinguir se era um elogio ou uma crítica. Provavelmente um elogio... Se Qin Hao vivesse na antiguidade com esse cargo, provavelmente seria canonizado.

Enquanto caminhavam, Qin Hao, o homem que cuidava de muita coisa, parou de repente diante de uma pequena árvore quebrada e olhou ao redor. A árvore era estranha: a parte superior havia desaparecido, e o toco restante começava a brotar, com um corte que não parecia tão antigo.

Se fosse pelo vento, a cidade não tinha rajadas tão fortes, e as outras árvores estavam intactas. Se fosse um carro, não havia estrada por perto.

"Notou algo?" Xu Qing se aproximou, perguntando com as mãos nos bolsos.

"Só estou olhando. Quem destrói a vegetação sem motivo não tem moral nenhuma."

"Talvez tenha sido um pescador. Eles têm essa coisa de não voltar para casa de mãos vazias; como não pescaram nada, quebraram a árvore para levar embora."

"Por que você não quebra uma para eu ver?" Qin Hao o olhou como se fosse um idiota.

"Eu não consigo, só pescadores. Além de pescar, eles fazem de tudo." E ainda sabem artes marciais, daquelas de escalar paredes.

Xu Qing olhou alegre para Jiang He, que observava indiferente as árvores ao redor. Qin Hao nunca imaginaria que fora aquela pequena senhora quem, com um simples movimento de ombro, quebrara o tronco.

A parte superior da árvore fora arrastada para longe por alguém. Xu Qing tocou o tronco e, após Qin Hao se afastar, caminhou até outra árvore próxima, alongou o corpo e deu um encontrão com o ombro.

*Pá!*

"Você também quer quebrá-la?"

"Não, só estava testando." Xu Qing massageou o ombro e desistiu. Aquilo realmente não era algo que um humano pudesse fazer; nem em dois anos de treino ele chegaria lá.

Sem vara de pesca, Jiang He sentia-se frustrada, como se tivesse saído em vão — peixe de graça era o mais saboroso. Ao chegar em casa, ela pegou a vara de pesca no canto, arrumou-a e colocou-a em um lugar visível para não esquecer na próxima vez. Xu Qing a observava em silêncio.

"Você gosta tanto assim de pescar?"

"Essa vara é boa. Pensei que, se eu pescasse peixes grandes, poderia vendê-los."

"Quer virar pescadora?" Xu Qing, com uma expressão curiosa, abriu o computador e mostrou-lhe um vídeo. Navios modernos no mar puxavam redes gigantes, e peixes, grandes e pequenos, caíam como chuva, formando uma pilha enorme.

Jiang He desistiu de ser pescadora, recusou-se a falar mais com ele e sentou-se à frente do computador para navegar pela rede.

"Antigamente, vocês não usavam redes para pescar?" Xu Qing interessou-se.

"Usávamos arpões."

"Ah... você conseguiria arpoar um peixe com um galho, não conseguiria?" Ele imaginou que, se levasse Jiang He para um acampamento, poderiam comer peixe assado na hora. Se fossem para florestas profundas, poderiam caçar; ele não sabia se ela conseguiria capturar um javali com as próprias mãos.

"Não dá. A água aqui é muito turva e corre muito rápido."

"..."

"Na nossa época, conseguíamos ver os peixes na água e apenas arpoá-los. Aqui não dá, mesmo nos lugares rasos não se vê nada", explicou Jiang He. Se pudesse ver, ela já teria capturado.

"Se tivéssemos redes grandes e navios, poderíamos pescar o suficiente para comer por anos..."

"Estragaria tudo."

"Poderíamos salgar."

"Vocês têm tanto sal assim? ...Ah, é verdade, vocês pertenciam à Seita do Sal."

Xu Qing pesquisara muito sobre a Seita do Sal; parecia sempre algo ligado a rebeliões. Curioso, perguntou: "O chefe de vocês se chamava Wang?"

"Não." Jiang He ficou confusa. "Por que a pergunta?"

"No final da Dinastia Tang, havia um líder da Seita do Sal chamado Wang Xianzhi. Era um contrabandista de sal, um homem do submundo que reuniu uma multidão e iniciou uma rebelião. Foi pouco mais de cem anos antes do seu tempo. Se ele fosse descendente do seu chefe, seria uma coincidência incrível."

Wang Xianzhi, ao contrabandear sal, viajou por muitos lugares e, para resistir às autoridades, aprendeu artes marciais. Quando uma grande seca atingiu a região, o povo, sufocado por impostos, reuniu-se ao seu redor e iniciou uma revolta. O imperador chegou a tentar suborná-lo com um cargo oficial, mas ele não aceitou.

Ao ler sobre isso, Xu Qing sempre sentia um ar de familiaridade, como o Rei Macaco criando o caos no Palácio Celestial, recebendo um título insignificante para ser apaziguado.

"Seita do Sal? Wang Xianzhi?" Jiang He ponderou, interessada naquele sucessor que viera cem anos após sua época. Com um dedo, ela digitou o nome no computador. Após ler por um tempo, ela virou-se e perguntou:

"Quem é este Xu Fengnian?"