Capítulo 62 - Não Conseguiu Se Conter
O coração pulsava com emoção, expectativa e nervosismo. Porém, não podia se deixar levar apenas por esses sentimentos; o mais importante agora era observar onde estavam posicionados os seguranças, pois, se algo acontecesse, seria preciso pensar para qual direção fugir.
Enquanto o alvo ainda não havia entrado, com o celular em mãos, Gaio abriu rapidamente a página oculta, encontrou a entrada para a missão de nível C e, usando a conta de Não-Três, aceitou o trabalho.
Aceitar a missão apenas no momento de agir era um sabor recém-descoberto para Gaio.
Guardou o celular no bolso e, disfarçando, aproximou-se da entrada. Mas, ao se aproximar do portão do castelo, ficou surpreso ao perceber que o anfitrião, Henrique, estava levando Disso para o outro lado.
O que estava acontecendo?
Henrique guiava um grupo de mais de dez pessoas, vindas do gramado onde o helicóptero aterrissara, e dirigia-se para o lado oposto do castelo.
Naquele instante, Gaio sentiu-se parcialmente desanimado. Retirou o celular do bolso, desligou silenciosamente a gravação de evidências e decidiu não fazer upload.
As evidências nem sempre precisam ser em vídeo; é bom tê-las, mas muitas vezes não é possível fornecer vídeos, como agora, e era preciso desistir de gravar. Há ocasiões em que nem é possível levar o celular; não gravar não significa que não se pode agir — isso é certo.
Reprimindo sua impaciência, Gaio voltou a olhar para os detalhes da decoração do salão.
Com o espírito agitado, tudo lhe parecia sem graça, mas ao olhar para as duas armaduras completas junto à escada, sentiu-se um pouco mais confortável, e ao ver a armadura com martelo no topo da escada, acalmou-se.
“Será que realmente se acostumaram a usar martelos?”, pensou ele, analisando o martelo de batalha.
Era um martelo redondo com espinhos, de aparência imponente, porém o cabo parecia longo demais, cerca de quarenta centímetros; não era um martelo de uma mão, pois a cabeça era grande, mas também não de duas mãos, pois o cabo era curto. Não sabia se era apenas para enfeite.
Enquanto Gaio examinava o martelo, ouviu alguém ao lado perguntar: “O senhor Zhang também se interessa por armaduras?”
Ao virar, viu que quem falava era o gerente da galeria.
Já estava no castelo há mais de meia hora e ninguém falara inglês. Aqueles franceses eram terrivelmente antipáticos; mesmo sabendo inglês, recusavam-se a usá-lo num ambiente com quase só franceses.
Gaio apontou para a armadura à sua frente e disse: “Estou pensando se ficaria bonito colocar algumas dessas no meu castelo.”
O gerente sorriu: “Confie no seu gosto, senhor Zhang. Armaduras e castelos antigos são uma combinação perfeita.”
Gaio não respondeu, apenas olhou ao redor novamente.
O salão começava a ficar mais cheio.
O banquete começaria às sete e terminaria às nove, com o leilão de caridade iniciando durante o jantar, permitindo que os convidados comessem e dessem seus lances. Como anfitrião, Henrique leiloaria cinco pinturas a óleo, destinando todo o valor arrecadado a um fundo beneficente.
As pinturas eram de Henrique, o dinheiro dos lances também, e se o ambiente esfriasse, alguém certamente compraria as obras por um preço razoável. O fundo de caridade era controlado por Henrique.
Se alguém se dispusesse a doar um item para a caridade, o leilão ocorreria ali mesmo, e o fundo continuaria sob controle de Henrique.
Enfim, era um ciclo fechado, garantindo que os recursos não saíssem de suas mãos. Se algum tolo, como Gaio, realmente fizesse uma doação durante o leilão, Henrique ficaria contente.
O processo estava claramente descrito no convite.
Já eram seis e cinquenta; Gaio queria saber quando Henrique apareceria.
Em teoria, Henrique deveria estar cumprimentando os convidados, mesmo que tivesse baixado o nível dos presentes; não seria correto deixá-los esperando. Mas, com o jantar prestes a começar, ainda não aparecera — algo estava errado.
Nesse momento, muitos garçons começaram a sair pelas portas laterais do salão, homens e mulheres, dirigindo-se a cada convidado, murmurando algumas palavras e guiando-os às mesas.
Estava começando? Por que não havia um discurso do anfitrião? Por que não era ele quem acomodava os convidados?
Embora houvesse muitos no salão, o ambiente permanecia silencioso, nada típico de um banquete.
Um garçom de traje elegante dirigiu-se a Gaio e ao gerente da galeria, curvou-se levemente, falou algumas palavras em francês e, logo em seguida, em inglês: “Boa noite, senhor Zhang. O jantar está prestes a começar, permita-me conduzi-lo ao seu lugar.”
O garçom havia sido claramente designado para Gaio, eliminando qualquer barreira linguística. Gaio olhou para o gerente, sorriu e respondeu ao garçom: “Obrigado.”
O garçom, sempre cortês, disse: “Senhor Zhang, senhor Pierre, por favor, sigam-me.”
Com o braço estendido em gesto de convite, guiou Gaio e o gerente.
Gaio comentou com o gerente: “A preparação deles é mesmo impecável.”
O gerente sorriu: “Sim.”
Como único chinês presente, Gaio estava sendo tratado de maneira diferenciada; o garçom fora claramente designado para ele, garantindo comunicação perfeita.
Ao chegar à mesa, o garçom puxou a cadeira para Gaio e disse: “Senhor Zhang, por favor.”
Foi então que Gaio percebeu uma etiqueta com o nome no encosto da cadeira. Ele assentiu e sentou-se; em seguida, o garçom acomodou o gerente ao seu lado.
Gaio e o gerente sentaram juntos, o que lhe garantia um tradutor.
Henrique organizara tudo de maneira exemplar.
Gaio checou sua posição: estava ao centro, mas um pouco ao fundo, tendo como referência a mesa do leilão, onde repousava um martelo de leiloeiro.
Era evidente que, em breve, aquela mesa seria o foco do jantar.
A distância era de cerca de vinte metros — longe demais, difícil para agir.
Nesse momento, uma mulher chegou à cadeira à direita de Gaio — uma bela mulher, de fato.
As cadeiras estavam separadas por cinquenta centímetros. Quando a bela vizinha se preparou para sentar, Gaio levantou-se e fez um gesto de apoio. Ela sorriu para Gaio, estendeu a mão e falou algo em francês.
Gaio apertou sua mão e respondeu em inglês: “Desculpe, só falo inglês. Boa noite, senhora. É um prazer conhecê-la.”
Ele sabia apenas o básico da etiqueta; se era apropriado ali, não sabia ao certo.
“Olá, é um prazer conhecê-lo.”
Após o breve cumprimento, ainda não era hora de conversar. Gaio sentou-se e voltou sua atenção aos talheres sobre a mesa.
Foi então que Henrique finalmente apareceu.
Não entrou pelo salão, mas desceu pela escada, acompanhado de dois homens de meia-idade em trajes formais e expressão severa — evidentemente seguranças.
Henrique era gordo e calvo, ostentando um corte à moda mediterrânea. Sorridente, dirigiu-se à mesa de leilão e fez um discurso entusiástico ao microfone.
Gaio não entendeu uma palavra, mas, felizmente, o gerente ao lado traduziu. O discurso não tinha grande importância: agradecimentos pela presença, boas-vindas ao jantar, gratidão pela contribuição à caridade.
Enquanto Henrique falava, um grupo de pessoas desceu a escada.
À frente, Disso.
Não era claro que papel estavam desempenhando: Henrique falava, Disso descia a escada, ambos quase juntos, mas não exatamente ao mesmo tempo.
O que estavam tramando?
Independente disso, Gaio só pensava em agir rapidamente.
Mas os seguranças de Disso o fizeram hesitar.
Os seguranças de Disso não eram do mesmo nível que os de chefes militares africanos ou traficantes mexicanos.
Oito homens, sempre atentos, com dois ao lado de Disso, dois à frente e quatro atrás, monitorando cada canto potencialmente perigoso.
O maior problema era a distância.
Com pelo menos vinte metros de separação, Gaio não duvidava: se se levantasse, os seguranças perceberiam imediatamente; se demonstrasse intenção de se aproximar de Disso, eles disparariam sem hesitar.
Impossível agir — realmente impossível.
Disso sentou-se à mesa mais à frente e à margem, com seus seguranças atrás, destoando do ambiente, mas ninguém ousava comentar devido à sua posição.
Henrique terminou o discurso e sentou-se à mesa de Disso.
Aquela mesa tinha apenas quatro pessoas, mas os oito seguranças isolavam completamente os convidados comuns, impedindo até que Gaio visse Disso.
Isso era problemático, e Gaio não via solução.
O jantar começou oficialmente; os garçons serviram entradas e vinho, e só então surgiram murmúrios e risos entre os convidados.
Gaio comia sem sentir o sabor, mas mantinha conversas com o gerente ao lado, e a bela vizinha também trocava palavras com ele ocasionalmente.
Quando serviram o prato principal, quarenta minutos após o início, alguém dirigiu-se rapidamente à mesa de leilão. Quando os convidados ainda saboreavam as entradas frias, o leiloeiro iniciou seu discurso em francês.
“Ele diz que o leilão de caridade terá longa duração, então começa agora; todos podem participar enquanto aproveitam o jantar.”
Gaio, confuso, perguntou ao gerente: “Com licença, não é assim que funciona um jantar de caridade, certo?”
O gerente sorriu: “É... uma tentativa inovadora.”
Gaio suspeitava que Henrique só queria encurtar a duração do evento; desde que o jantar ocorresse, não se importava com os detalhes ou os procedimentos.
Dois homens trouxeram uma pintura à mesa de leilão; o leiloeiro começou a apresentá-la, e o gerente ao lado de Gaio parecia perplexo, sem traduzir.
Gaio não aguentou e perguntou: “O que ele está dizendo? Que pintura é essa...?”
O gerente, constrangido, respondeu: “Bem, esta pintura... o preço inicial é de quinhentos mil euros, é...”
Ele hesitou, e antes que pudesse terminar, o leiloeiro começou a pedir os lances, mas, estranhamente, nenhum convidado se manifestou.
Nesse momento, uma voz se destacou; Disso levantou-se e declarou: “Ofereço quinhentos mil euros.”
O martelo bateu; ninguém disputou com Disso, que, sorridente, acenou para os convidados.
De longe, não se via com clareza, mas Gaio sentiu que Disso estava com pressa, ansioso para terminar logo.
Apenas um lance; o leiloeiro perguntou três vezes, ninguém aumentou, martelo, vendido.
Disso, que deveria ser o destaque final, foi o primeiro a concluir o leilão, dando prestígio a Henrique, mas tudo parecia estranho.
Por que Disso estava com pressa?
Sabia do perigo?
Enquanto Gaio tentava entender, viu Disso, com seus seguranças, levantar-se e sair apressado rumo à escada.
Como agir assim? Era possível?
Gaio ficou desesperado, mas não podia demonstrar.
Desistiu; a distância era grande, impossível, qualquer movimento precipitado seria desastroso.
Observou Disso subir a escada e desaparecer no corredor.
Henrique acompanhou Disso até o pé da escada e retornou, finalmente pegando uma taça de vinho e circulando entre as mesas, brindando e conversando com os convidados.
Gaio estava confuso, muito confuso.
Antes, sentia que o tempo se arrastava; agora, parecia voar. Enquanto não tomava uma decisão, Henrique já estava diante de sua mesa.
Por fora rígido, por dentro relaxado.
Henrique só tinha um mordomo ao lado, sem seguranças.
Mas o alvo principal já estava no andar de cima, em lugar desconhecido.
Agora, Henrique estava diante de Gaio; todos à mesa levantaram-se, e ele ficou frente a frente com Gaio.
Henrique ergueu a taça, sorriu para Gaio e disse: “Bem-vindo...”
Falou em francês; Gaio não entendeu.
Ergueu também sua taça, sorrindo, enquanto pensava:
“Faço ou não faço? Faço ou não faço? Faço ou não faço? Faço ou não faço...”
Ao ver Henrique erguer a taça, expondo totalmente o pescoço, o coração de Gaio, antes tumultuado, subitamente silenciou.
Com a direita ergueu a taça, com a esquerda, num movimento relâmpago, desferiu um golpe.
Apenas um soco, de lado, atingindo em cheio o seio carotídeo de Henrique, destruindo-lhe a laringe por completo.
Henrique caiu sem emitir um som.
O mordomo ao lado nem reagiu, apenas arregalou os olhos.
Foi a bela vizinha de Gaio quem, de repente, soltou um grito agudo:
“Ah...”
Gaio largou a taça com a mão direita, sacudiu a esquerda e murmurou, irritado:
“Droga, não consegui me controlar!”