Capítulo 10: Oportunidade
A rede obscura não é onipotente, mas, desde que se tenha dinheiro, ela se torna quase ilimitada. O passaporte que Gaio segurava fora adquirido ali; bastava fazer o pedido online e combinar o encontro para a troca, simples e prático.
Cada passaporte custava quatrocentos dólares, escolhido entre dezenas disponíveis. A foto no documento era cerca de sessenta a setenta por cento semelhante à aparência atual de Gaio — suficiente para enganar estrangeiros. O passaporte era autêntico, mas o antigo dono provavelmente já fora levado para algum distrito do norte da Birmânia para trabalhar como estelionatário, segundo o vendedor. Além disso, o visto ainda tinha vinte dias de validade, o que permitia a Gaio viajar pela Tailândia sem maiores problemas.
Desde que não usasse reconhecimento facial nem impressão digital, estaria seguro.
De Bangkok a Chiang Rai, Gaio foi de avião, comprando a passagem com o passaporte falso e embarcando sem dificuldades. Agora, porém, precisava passar pela alfândega na fronteira entre Tailândia e Birmânia, e sentia-se inquieto.
— Lembre-se do seu nome. Você parece nervoso, pra quê? Já te disse, não vai acontecer nada! — Luka pegou o passaporte da mão de Gaio, inseriu discretamente uma nota de quinhentos baht entre as páginas, fechou o documento e afirmou: — Agora, mesmo que haja algum problema, ninguém vai notar. Seja natural; você é muito medroso.
Gaio não era covarde, apenas não conseguia evitar a sensação de estar cometendo um delito ao usar um passaporte falso.
Ele respirou fundo, murmurou: — Meu nome é Huang Longxiang, nasci em 1990... — repetindo mentalmente as informações do documento. Ao entregar o passaporte, o funcionário primeiro olhou para Gaio, depois abriu o passaporte e, ao ver a nota de quinhentos baht, pegou o dinheiro, carimbou o documento e pronto.
Nada do que Gaio temia aconteceu; passou pela alfândega e chegou à cidade de Tachileik.
Mae Sai, em Chiang Rai, e Tachileik, do outro lado, são separadas por um rio, que serve de fronteira entre os dois países. A alfândega fica na ponte, e logo após o posto de controle há vários táxis à espera.
Pretendiam pegar um táxi, mas alguns MPVs e um pequeno ônibus chamaram a atenção de Luka. Todos tinham placas no para-brisa, escritas em vários idiomas; em português, “Cassino”; em inglês, “Casino”; o significado era o mesmo: casas de jogo.
Luka não hesitou e dirigiu-se a um dos MPVs, falando ao motorista: — Queremos ir ao cassino, leve-nos até lá.
O motorista balançou a cabeça, não falava inglês, mas respondeu em português: — Estou esperando alguém. Se forem VIPs, liguem para pedir um carro; caso contrário, usem o ônibus, ele sai no horário.
Gaio entendeu e explicou o que o motorista disse. Luka, claramente descontente, subiu no pequeno ônibus de quinze lugares, mas logo trocou a expressão aborrecida por um sorriso satisfeito.
— Nunca imaginei que houvesse transporte gratuito para o cassino; ótimo, podemos ir direto verificar o local.
O plano original era chegar a Tachileik, encontrar um lugar para se hospedar e então buscar oportunidades. Mas, talvez pela facilidade do ônibus do cassino, Luka mudou de ideia.
Não havia problema; ir ao cassino serviria como reconhecimento do terreno.
No ônibus já havia quatro passageiros; depois de esperar dez minutos, mais alguns embarcaram, e o veículo partiu pontualmente, levando-os ao coração de Tachileik.
Tachileik é uma cidade grande na fronteira birmanesa, de ruas estreitas e condições precárias. Não há edifícios altos, mas Gaio percebeu que há muitos karaokês e casas noturnas.
O ponto final do ônibus era um prédio de decoração luxuosa, destoando do entorno. Não era alto, mas a entrada era opulenta, com uma placa de “Cassino” bem exposta.
Gaio pensava que o cassino seria clandestino, escondido, mas logo percebeu que, na Birmânia, o jogo é legalizado.
O ônibus parou, os passageiros desceram e entraram apressadamente no cassino, mas não era obrigatório entrar só por usar o transporte. Luka observou ao redor e disse a Gaio: — Vamos comer.
Luka estava no comando; Gaio reprimiu a curiosidade diante do cassino resplandecente e seguiu Luka até uma fila de lojas do outro lado.
— Tachileik só tem este cassino? — perguntou Gaio em voz baixa.
— Não, há vários — respondeu Luka.
— Este é o que procuramos?
Luka assentiu: — Sim, é o maior, mais luxuoso, tem sala VIP; é o preferido do alvo.
Gaio olhou para trás, em direção ao cassino, e murmurou: — Você acha que o alvo pode aparecer hoje?
— Talvez. Mas hoje só vamos observar e nos familiarizar com o ambiente; se aparecer, melhor; se não, não importa.
Luka aparentava tranquilidade, mas Gaio estava nervoso e não resistiu a olhar novamente para a entrada do cassino.
Na porta, alguns funcionários estavam de pé, usando ternos e gravatas sob o calor, recebendo clientes de modo bastante formal.
Do outro lado da rua, em frente ao cassino, havia um pequeno restaurante, de onde era fácil observar quem entrava e saía.
Eles escolheram uma mesa redonda na entrada; Luka colocou a mochila na cadeira ao lado e disse: — Vamos comer aqui, descansar, esperar até às oito. Se o alvo aparecer ou não, entraremos no cassino para conhecer o local.
Segundo as informações, se o alvo for ao cassino, chegará entre cinco e oito da tarde, nunca antes, e sairá antes das onze da noite.
Já eram quase seis; comer e aguardar mais um pouco seria suficiente.
Gaio ainda se recuperava de ferimentos, estava fraco, exausto e faminto após um dia de viagem. O plano de Luka era excelente, e Gaio estava satisfeito.
Depois de se acomodar, Luka comentou em voz baixa: — Pela minha experiência, não se entra armado no cassino; mesmo que o alvo venha com seguranças, estes não portarão armas. O que vai comer?
— Qualquer coisa. Os seguranças do cassino não têm armas?
— Os da área interna não. Se você fosse apostador e houvesse guardas armados ao seu lado, ficaria desconfortável. Claro, o cassino tem seguranças armados, mas não são visíveis; só aparecem se necessário. Por isso, acho mais fácil e seguro agir dentro do cassino.
Luka suspirou: — Mas fugir depois de agir dentro do cassino é complicado, especialmente se for na sala VIP. Não tenho experiência com a segurança de lá.
— Podemos entrar na sala VIP, só para observar, sem apostar — sugeriu Gaio.
Luka hesitou: — Sem fichas suficientes, não entra.
Gaio ficou sem palavras.
Nesse momento, três carros pararam em frente ao cassino: um Land Cruiser à frente, uma Alphard no meio e outro Land Cruiser atrás. Ao ver os veículos, Luka murmurou: — O alvo chegou.
Gaio levantou a cabeça; viu que a porta da Alphard se abriu do lado dele e um homem de meia-idade desceu. Ninguém saiu dos Land Cruisers, e os funcionários à porta não foram abrir as portas desses carros.
— É o carro do alvo, sem dúvida, mas os seguranças armados estão juntos — observou Luka, surpreso. Notando que Gaio fitava intensamente o alvo, alertou em voz baixa: — Não olhe assim, é muito óbvio!
Da Alphard, desceram três: um homem robusto, um jovem gordo vestido de grife e um homem de meia-idade comum — o alvo. O jovem parecia ser seu amigo.
Gaio desviou o olhar e comentou casualmente: — Vi só um segurança.
— O outro está no carro da frente, desceu agora.
Eram quatro, todos aparentando ser chineses. Pararam brevemente na entrada do cassino; quando os carros partiram, desapareceram na porta do local.
Luka suspirou: — Quatro pessoas, os Land Cruisers à frente e atrás são dos seguranças armados.
— Como sabe?
— Fácil. Os funcionários reconhecem, sabem que os carros da frente e de trás são dos seguranças, por isso não abrem as portas; sabem que ninguém vai sair dos veículos. Um dos seguranças é como chefe de segurança, coordena os demais.
Após pensar um pouco, Luka murmurou: — Não vamos falar sobre isso aqui. Comamos, depois procuremos um hotel.
Gaio ponderou: — E se agíssemos assim que eles saíssem? Parece uma boa oportunidade.
Luka ficou perplexo: — Está louco?
Falou baixo, mais sério: — Hoje está diferente; o alvo trouxe mais seguranças. Chega de conversa, vamos comer e descansar.
Gaio comentou despreocupado: — O alvo trouxe mais seguranças, mas percebeu como estão relaxados?
Luka, ansioso e irritado, olhou ao redor, certificou-se de que ninguém estava perto e avisou: — Se estivessem relaxados, não trariam tantos seguranças! Siga meu plano: coma e vá embora!
Gaio lamentou, mas não insistiu.
— Calma, só disse que parecem relaxados, não que devemos agir agora. Você tem experiência, confio em você.
Após acalmar Luka, Gaio explicou cautelosamente: — Não quero agir imediatamente. Só queria dizer que sei identificar se alguém está tenso ou relaxado, atento ou descuidado. A arte está em encontrar o ponto fraco do adversário para atacar. Vejo que o alvo está cheio de vulnerabilidades; eliminá-lo seria rápido, por isso acho que temos uma boa chance.
Luka relaxou um pouco e, após pensar, disse: — Já te disse que és um assassino nato? Agora tenho certeza. Sabendo que o alvo não está tão alerta, isso é ótimo; oportunidades não faltam.
Gaio tinha o hábito de nunca desperdiçar oportunidades, pois sabia que, muitas vezes, se perdessem, não voltariam.
Agora Luka comandava; não havia escolha, era melhor obedecer, afinal, Luka era mais experiente.
Ainda assim, Gaio não conseguia evitar de lançar outro olhar à entrada do cassino, inconformado.