Capítulo 6
Página (1/3)
De qualquer forma, finalmente eles conseguiram subir.
A filha de Débora pulou em seus braços, como um projétil, e a abraçou com força. Ela soluçava, apertando o pescoço da mãe, chorando e sorrindo ao mesmo tempo, chamando repetidamente “mamãe!”, como se tivesse medo de que, ao soltar, a mãe desaparecesse novamente.
Os demais sobreviventes também se juntaram a elas, rindo e se abraçando, com rostos colados uns aos outros, compartilhando a alegria de terem sobrevivido ao desastre, que pulsava em seus corações. Esse momento de ternura foi suficiente para dissipar o medo, e por um breve instante eles esqueceram o pesadelo do abismo abaixo. O sol já alcançava o zênite.
Asa Noturna sentou-se à beira daquela fenda subterrânea, profunda e sem fim à vista, apoiando as mãos nos joelhos e regulando a respiração.
Ele estava exausto. Ao amanhecer, soube do terremoto em Gotham, correu freneticamente da delegacia de polícia de Blüdhaven até o cais, pegou um pequeno barco a motor e partiu direto para Gotham, enquanto os canais de emergência e as comunicações improvisadas zumbiam incessantemente como uma tempestade.
Ele se esforçou para chegar rápido, tentou entrar em contato com a Batcaverna e salvou o máximo de pessoas possível. Agora, completamente sem fôlego, não conseguia nem falar, mas ainda não podia deixar de sorrir. Aqueles gritos de alegria eram seu tônico particular; mesmo exausto, parecendo um frango cozido acabado de tirar da panela, ele podia, naquele instante, saborear sua pequena vitória.
...Então, de repente, Asa Noturna sentiu algo preso na orelha: um dente-de-leão.
Ele tirou a planta, fitando seu caule verde tenro e as belas flores amarelo-claras, com uma expressão cada vez mais estranha. Por alguma razão, sentiu-se confuso, com as orelhas levemente quentes.
Mesmo após toda a água, as escaladas, os solavancos e deslocamentos no subterrâneo, aquela planta teimava em permanecer na cabeça dele, exatamente como a moça havia colocado.
Era realmente estranho.
Ou melhor, tudo o que aconteceu até agora era muito estranho.
Asa Noturna ainda se recordava de como, desesperado e submerso, golpeava o para-brisa frontal do ônibus com os punhos, mas, sob a pressão da água, só conseguia fazer rachaduras em forma de teia branca.
O esforço intenso consumia rapidamente o oxigênio em seus pulmões; ele viu a mãe fechar os olhos e perder a consciência nas águas escuras, e sua mente ficou em branco, exausta e desesperada, chegando a sentir raiva por sua impotência...
Então, a jovem garota caiu do céu como um anjo.
Ela parecia ter saltado do topo da fenda, mergulhando na água com o estrondo de um torpedo, um barulho ensurdecedor. Asa Noturna ficou tonto com a correnteza que ela provocou, e antes que pudesse entender o que acontecia, a jovem deu um chute direto em seu traseiro, impulsionando-o para fora da água; puxou uma picareta e bateu com força no para-brisa resistente.
Asa Noturna se debatendo como um peixe, emergiu girando, mas antes de romper a superfície, ele teve certeza de que a moça respirava calmamente sob a água.
Após outro estrondo, ela puxou a mãe, quase moribunda dentro do ônibus, para a superfície e, então... enfiou à força uma planta verde na boca dela, segurando o queixo para que mastigasse duas vezes.
Agora, ele tinha certeza de que aquela planta era mesmo um dente-de-leão.
Ele não conseguia entender o significado daquele gesto — mas parecia que a mãe realmente recebeu uma injeção de adrenalina, pois de repente voltou à vida.
Página (2/3)
Era algo inexplicável e inacreditável... parecia... magia. Na cabeça de Asa Noturna, passaram nomes como Zatanna, Constantine, Doutor Estranho e Mística de Nova York, e até Jason Blood, que estava em Gotham. Ele sabia que havia pessoas extraordinárias e que forças sobrenaturais existiam; será que aquela jovem era uma maga de passagem?
Ele segurava o dente-de-leão e virou a cabeça na direção do cabelo azul-esverdeado, procurando-a entre a multidão com facilidade. Lá estava ela — agachada perto dos sobreviventes emocionados, com olhos vivos, expressão suave e concentrada, olhando para a garotinha que chorava nos braços da mãe.
Asa Noturna sentiu seu coração amolecer um pouco. Independente do que ela fosse, o fato é que havia salvado vidas com coragem. Em um lugar como Gotham, pessoas boas assim mereciam respeito e gratidão. Ele suspirou, sorriu e se levantou para se aproximar.
As palavras da garotinha chegaram aos seus ouvidos: “Você realmente encontrou minha mãe! Você conseguiu! Você também é o Batman?”
Asa Noturna parou. Olhou para o símbolo de Asa Noturna no uniforme e começou a pensar se deveria voltar mais vezes a Gotham.
“Eu não sou o Batman,” respondeu a moça, muito séria. “Sou uma agricultora. Fazendeira.”
A garotinha riu dela. Então, apanhou de seu bolso um sapo de brinquedo verde do tamanho de um punho e o estendeu à moça: “Para você, meu sapinho Frankie! Obrigada por salvar minha mãe!”
O brinquedo abstracto molhado, coberto de lama e cinzas após o choro da garotinha, parecia sujo e sua boca emitia um brilho estranho. Para Asa Noturna, embora fosse um presente sincero, não tinha valor estético ou colecionável. A mãe sorriu timidamente, tocou o ombro da filha, como querendo dizer algo para impedir que ela desse tal presente estranho.
Mas antes que pudesse falar, a maga-fazendeira de cabelos verde-azulados pegou o sapo com alegria, levantou-o com as duas mãos e, de forma brincalhona, emitiu um som “tung-tung!”, como efeito sonoro de videogame, deixando Asa Noturna impressionado com sua imitação.
A garotinha riu feliz e viu a moça abaixar os braços, soltando o sapo, que saltou no chão, esticou as patas traseiras e pulou ao redor dela como um sapo verdadeiro.
“Que lindo!” elogiou a moça. “Olha como ele é animado! Obrigada pelo sapo! Eu adoro sapos!”
Os sobreviventes, amontoados, aplaudiram como se assistissem a um espetáculo de mágica, dando-lhe muito crédito. Asa Noturna olhava para aquela criatura abstrata e não entendia como podia ser “fofa”. A garotinha, vermelha de emoção, pulava e girava nos braços da mãe: “Você é uma maga! Maga!”
“Não sou maga, sou fazendeira,” reafirmou a mulher de cabelos verdes, rindo para si mesma e levantando-se. “Bem, tenho que ir — ainda preciso comprar sementes de primavera.”
Os sobreviventes não sabiam por que aplaudiram ainda mais alto, alguns até assobiaram. A maga arqueou as sobrancelhas, bateu nas calças, virou-se e correu até um cavalo marrom, montou com destreza, pegou as rédeas e fez uma elegante reverência — espera, de onde veio esse cavalo?!
Asa Noturna se sentiu sonhando. Ele permaneceu imóvel, meio atordoado, vendo a maga de cabelos verdes cavalgar suavemente para longe, com o sapo de brinquedo saltitando atrás dela, como um animalzinho grudado.
Só quando ela desapareceu de vista, sua mente voltou a funcionar. Apanhou firme no passo, correu atrás dela e gritou: “Espere! Senhora! Espere!”
Ele tinha certeza de que ela ouviu, pois olhou para trás para vê-lo correndo atrás, depois virou-se de repente e acelerou inexplicavelmente. Asa Noturna assistiu, desesperado, a sua fuga a galope, sentindo que ia cuspir espuma — por que não pegou uma moto na rua de Blüdhaven para voltar para Gotham?!
Felizmente, segundos depois, a razão pareceu prevalecer na maga, que percebeu que ele não queria fazer mal e freou bruscamente o cavalo de um jeito que parecia desafiar as leis da física, fazendo Asa Noturna arregalar os olhos novamente.
Ela voltou cavalgando até ele, olhando de cima para baixo com seus olhos cor de lavanda, que brilhavam misteriosamente contra a luz. Asa Noturna olhou para ela, nervoso, tentando organizar as palavras.
Página (3/3)
Antes que ele pudesse falar, a maga que se dizia fazendeira perguntou, com tom curioso: “Você não é o Batman, certo? Por que vocês se vestem tão parecido?”
Asa Noturna olhou novamente para seu uniforme.
Não, onde foi que pareceu?
Ele respondeu secamente: “Não... eu não sou o Batman, sou Asa Noturna. Queria saber como você fez aquilo.”
A misteriosa cavaleira o fitou em silêncio. O momento de quietude foi pesado, especialmente porque Asa Noturna sabia que aquela boa alma provavelmente não tinha más intenções, mas o silêncio o deixou inquieto.
Ele realmente precisava conhecer essa pessoa misteriosa — sobretudo sabendo que Gotham havia perdido quase todo o contato com o mundo exterior. Ele tentou parecer mais sincero e falou de novo: “Quero dizer...”
“Asa... Noturna...? Prazer em conhecê-lo, Asa Noturna. Eu sou Gracie,” a fazendeira coçou o rosto, como se o silêncio anterior não fosse por ofensa, mas por confusão com os nomes das pessoas na cidade. “O que eu fiz mesmo?”
Asa Noturna não sabia se ela realmente não entendia que era estranha ou se fingia, e ficou sem saber o que perguntar primeiro. Deveria perguntar como ela mergulhou sem se ferir, como uma bomba subaquática? Ou por que enfiava dentes-de-leão na boca das pessoas? De onde veio aquele cavalo? E o sapo de brinquedo? Ele só estava ali cinco minutos e o sapo já começava a morder seu pé.
“Hum... bem, você foi lá salvar gente. Isso foi incrível...” Asa Noturna olhou para os olhos inocentes e puros da fazendeira, e seu instinto de problemas o fez pular a pergunta anterior para algo mais prático: “Você disse que ia comprar... sementes. Para onde vai? Posso ir junto, talvez eu conheça atalhos, afinal, conheço bem o centro de Gotham — se não se importar.”
“De verdade!? Nem sei onde ir, esse mapa é enorme. Quero comprar sementes de batata, alho, e também de couve-flor.” A fazendeira parecia feliz, abriu espaço na sela, esfregou as mãos e perguntou com sinceridade: “Você também planta em casa?”
Asa Noturna pensou na vasta terra da mansão Wayne e assentiu, meio sem vontade: “Sim, temos bastante terra. Mas o tempo é curto. Vamos logo.”
“Ótimo! Vou visitá-lo um dia desses,” disse Gracie. Estendeu a mão e, com facilidade, levantou Asa Noturna no cavalo, fazendo um som de quem lança algo no ar. Ele encolheu-se à frente dela, sentindo a mente ficar vazia novamente.
...Não tem criança para entreter, por que fazer esse som?
Antes que ele se recuperasse, o cavalo disparou em linha reta com a velocidade de um foguete, sem aceleração gradual, como se fosse um carrinho de mina encantado.
Grayson voador experimentava sua primeira corrida rente ao chão e, apesar de tudo, sentia-se razoavelmente bem — ao menos seu uniforme de Asa Noturna secou em meio minuto, assoprado pelo vento.
“Ah, você pode me mostrar como chegar à delegacia de polícia de Gotham?” Gracie sussurrou em seu ouvido. “Hoje de manhã encontrei um tal de Batman, que se veste parecido com você. Queria levá-lo à delegacia, mas ele fugiu no meio do caminho.”
Grayson voador engasgou com o vento.