Capítulo 20

[Crossover Britânico-Americano] Diário do Fazendeiro de Gotham Sofro com a brevidade do dia 4348 palavras 2026-07-31 03:58:29

Página 1 de 3

Às 16 horas da tarde de 4 de janeiro, Gracie reencontrou o Duas-Caras, Harvey Dent, em frente à abandonada Catedral de Gotham.

— Que coincidência, Gracie — disse Duas-Caras, calculando o ângulo e oferecendo-lhe um sorriso cortês —. Nos encontramos de novo, que tal... você está usando o quê?

O sorriso dele gradualmente desapareceu ao ver que Gracie tinha uma tampa de lata de lixo na cabeça, acenando para ele com entusiasmo.

— Que coincidência, Duas-Caras! Acho que hoje minha sorte não está tão ruim — disse Gracie alegremente —. Olha meu novo chapéu!

— Hum... — Duas-Caras olhou para o que claramente era uma tampa de lata de lixo e, contra sua vontade, elogiou —. Muito elegante.

— Hehe — Gracie correu em passos curtos para ficar ao lado dele, observando as ruínas da catedral.

A imponente construção também fora impregnada pelo fanatismo religioso de seu criador, seguindo o estilo sombrio, opressivo e grotesco. Agora, corroída pelo tempo e por desastres naturais, estava em ruínas, mas suas torres altas e os grotescos gárgulas que se agachavam sobre o pórtico ainda pareciam sombras fantasmagóricas.

— Que feiúra — comentou Duas-Caras, olhando as ruínas —. Esta é a Catedral de Gotham... ou melhor, o que resta dela. Em 1840, Solomon Wayne encomendou a Cyrus Pinkney seu projeto, e ela foi um marco da cidade. Mas depois... dizem que um lunático escondeu aqui uma armadilha para almas, tentando sacrificar Gotham ao inferno. Depois que o Batman o impediu, o lugar foi abandonado para sempre...

Duas-Caras deu alguns passos em direção à porta, contemplando os gárgulas ameaçadores no alto do pórtico. Gracie observava sua figura solitária e sentia que aquela história lhe parecia familiar.

Ela perguntou cautelosamente:

— Hum... O Grupo Wayne não quer comprar este terreno para transformá-lo em depósito ou algo assim?

— Que eu saiba, eles planejavam comprar antes do terremoto — respondeu Duas-Caras, virando-se com um sorriso —. Mas o terremoto deve ter causado um grande prejuízo ao Grupo Wayne... A não ser que recebam um novo investimento, acho que a catedral vai ficar abandonada por muito tempo.

Seu sorriso se alargou:

— Quando eu era pequeno, meu pai às vezes me trazia aqui. Não sei por que você veio, mas... quer entrar e dar uma olhada?

Gracie fez um gesto convidativo. A porta antiga da catedral estava trancada com um pesado cadeado metálico. Duas-Caras se aproximou, abaixou a cabeça e segurou a maçaneta. Seu ombro escondeu o movimento, mas Gracie viu algo deslizar da manga dele para dentro da fechadura, que abriu com destreza. Ele tirou o cadeado, empurrou a pesada porta e entrou.

Gracie entrou também, e a porta fechou pesadamente atrás deles.

O interior da catedral estava cheio de poeira. A areia fazia um leve ruído sob seus pés. Luzes pálidas filtravam pelas janelas quebradas, iluminando os destroços e as trepadeiras secas no chão de pedra. Pinturas murais quebradas ainda eram visíveis nas paredes, e alguns vitrais coloridos, embora rachados, mantinham pedaços intactos. As imagens sagradas desbotadas continuavam observando silenciosamente os visitantes.

Duas-Caras parou diante de um altar no canto. Uma brisa suave levantava a poeira no chão, e o som do vento passando pelas janelas quebradas parecia um suspiro.

Ele falou, com certo receio:

— O que é isso?

O altar tinha uma estrutura incomum, coberto por símbolos e padrões complexos, como restos de algum ritual. No centro não havia estátua, mas uma cavidade estranha, parecida com um pequeno ninho.

Na borda do ninho, trepadeiras secas e flores murchas se entrelaçavam, com formas curiosas. As paredes internas estavam cobertas por pequenas penas e objetos semelhantes a fósseis, organizados meticulosamente, como se tivessem sido arranjados com cuidado.

Gracie se aproximou, agachou-se e examinou os detalhes.

— Que fofura — disse sorrindo, tocando as penas e os fósseis, sentindo um calor suave na palma da mão —. Parece a casa de algum animalzinho.

Duas-Caras observava a cena, sentindo um arrepio subir da sola dos pés. Ele fixou o olhar nos fósseis dentro do ninho, que brilhavam com um frio sinistro na penumbra. As trepadeiras e flores secas assumiam formas estranhas, e o altar inteiro parecia carregado de uma estranheza inquietante.

— Isso é meio sinistro — comentou Duas-Caras, recuando discretamente um passo —. Você não acha que esses ossos e penas dão uma sensação ruim? Talvez algum animal desagradável tenha entrado aqui... Melhor manter distância.

Gracie parecia não entender onde estaria a estranheza daquele pequeno altar, mas levantou-se e acompanhou Duas-Caras até o centro da catedral.

Página 2 de 3

De costas para o altar, Duas-Caras sentiu a inquietação que o acompanhava aliviar um pouco. Ele observava as pinturas descascadas nas paredes laterais e murmurou:

— Isto está mais deteriorado do que eu me lembrava...

— Ai! — exclamou Gracie, pulando para trás —, um bichinho!

Sua voz ecoou pelo salão vazio. Duas-Caras virou-se, mas só viu o vazio das ruínas. Quando voltou, notou no rosto de Gracie um sorriso estranho; ela deu alguns passos em direção a um canto vazio, murmurando para si mesma:

— Sumiu de verdade...

Harvey sentiu um frio incômodo no peito, como se o ambiente se tornasse cada vez mais opressor. Uma tensão indescritível o envolvia, como se algo invisível os observasse das sombras.

— O que você viu? — perguntou, tentando manter a voz calma e controlada.

— Nada... Acho que foi só um engano — respondeu Gracie, sem dar muita importância, mas o olhar em seus olhos o deixou inquieto.

Duas-Caras olhou ao redor e sentiu que cada pedra e cada trepadeira pareciam se transformar em algo estranho, aumentando a sensação de medo. Um arrepio o percorreu, mas ele tentou afastar a inquietação, em vão.

— Ratos aqui não seriam surpresa — disse com voz grave —. Vamos embora.

Gracie piscou, parecendo não notar o nervosismo de Harvey. Eles seguiram para o interior da catedral, mas Duas-Caras sentia que vários pares de olhos os observavam pelas costas. A ameaça invisível tornava cada passo mais difícil.

O frio no ar aumentava, e até sua respiração parecia congelar. Mas Gracie permanecia animada, olhando para os lados como se estivesse em um passeio de primavera.

— Ah! — ela gritou de novo, olhando para trás de Duas-Caras. Por um instante, Harvey pensou que ela estivesse brincando como uma criança para assustá-lo, mas ele ouviu um leve farfalhar atrás deles. Soava como uma criatura pequena deslizando silenciosamente.

Duas-Caras virou-se rapidamente, mas o espaço atrás dele estava vazio. Os deuses pintados nas paredes o encaravam por trás da tinta desbotada.

O medo subiu pela sua espinha. Ele lembrou das histórias sombrias daquela catedral, dos rumores e das atitudes estranhas daquela fazendeira ao seu lado.

Ele quase quis ir embora e nunca mais pisar ali, mas Gracie caminhava com passos leves rumo ao corredor mais fundo. Ele não podia deixá-la só.

— Gracie? — chamou, recuperando a compostura e apressando o passo —, você está procurando algo?

— Sim... — respondeu ela com olhos brilhantes, mais alegre do que tudo naquele lugar estranho —. Estou procurando um pergaminho...

Ela contornou a sala do púlpito e entrou decidida na sala dos utensílios litúrgicos. Lá só restava um armário para guardar os objetos da comunhão e as vestes litúrgicas; o resto estava vazio.

No chão, havia realmente um pergaminho luminoso. Quando Gracie entrou, algo silencioso deslizou para fora da sala.

Duas-Caras observou essa cena sobrenatural, arrepiado. Sem hesitar, Gracie pegou o pergaminho e o desenrolou, ficando extremamente concentrada.

— O que você encontrou, Gracie? — perguntou Harvey, aproximando-se —. É o que você procurava?

Ela não respondeu, apenas fixava o conteúdo do pergaminho. Duas-Caras também olhou, mas as letras densas eram completamente desconhecidas para ele, mesmo com seu conhecimento. Ele viu padrões hipnotizantes, no centro uma árvore complexa, cercada por símbolos distorcidos, e aquelas letras estranhas pareciam flutuar na árvore.

— Você entende o que está escrito? — perguntou ele, tentando controlar a ansiedade.

Gracie assentiu e começou a ler em voz baixa algumas passagens. Harvey não compreendia a língua estranha, mas sentia a excitação dela pela entonação. Ele quis interrompê-la, mas parecia que ela havia tomado uma decisão; ela levantou a cabeça, olhou ao redor, deixou o pergaminho e começou um ritual.

— O que você está fazendo? — perguntou Harvey, sentindo o coração acelerar. Viu Gracie tirar de sua mochila alguns objetos e colocá-los no chão, cada movimento repetitivo como uma cópia exata.

Gracie não respondeu e continuou a retirar seus materiais para o ritual: wasabi selvagem, narciso amarelo, cebolinha e dente-de-leão.

Página 3 de 3

— Pare! — gritou Harvey, sua voz ecoando pela catedral vazia, mas não recebeu resposta. O tempo pareceu congelar, tudo ao redor se silenciou numa estranha imobilidade, exceto a fazendeira que prosseguia com seu ritual. A cena tornava-se cada vez mais surreal, o ar ao redor pesado, como se uma força invisível puxasse seus nervos...

Gracie finalizou o último gesto, ergueu-se, fechou os olhos e murmurou sons estranhos. O medo de Duas-Caras atingiu o ápice; ele tentou se aproximar, mas seus membros estavam pesados, incapazes de se mover, como se amarrados por pedras enormes.

Ele não compreendia nada, apenas sentia a pressão crescente ameaçando esmagar sua vontade.

— Tic-tac! — disse Gracie.

Tudo terminou ali. Uma luz brilhou, as oferendas desapareceram, e uma embalagem surgiu do nada nas mãos dela. Duas-Caras recuperou a mobilidade e cambaleou, com uma expressão de pavor.

Gracie guardou alegremente o prêmio obtido pelo ritual maligno na mochila, olhando com admiração para algo invisível se deslocando em direção à porta:

— Que fofura, esses bichinhos...

A coisa roçou a perna de Harvey e conseguiu acalmá-lo. Gracie correu até ele, lançando um sorriso inocente:

— Demorei, terminei o que tinha para fazer! Vamos?

Duas-Caras não conseguiu sorrir.

Ele fingiu naturalidade e saiu junto com Gracie da sala dos utensílios, desesperado ao notar que outros quartos da catedral também continham aqueles pergaminhos luminosos estranhos. Felizmente, Gracie não se importava e voltou alegremente para o templo, rindo algumas vezes do pequeno ninho.

— Gracie? — perguntou Duas-Caras, tentando controlar o medo que crescia dentro dele —, você estava... fazendo um ritual de oferenda?

— Sim! — respondeu ela, surpresa, sorrindo —. Você sabia!

Duas-Caras ficou realmente chocado: ela sabia exatamente o que havia feito! O que ela prometeu? O que sacrificou?

— Posso perguntar o que você ganhou? — disse ele, curioso.

— Trinta sementes de primavera, para cultivar várias plantas selvagens! — disse Gracie animada —. Vou plantar tudo hoje à noite.

Ela exibiu as sementes embaladas como um tesouro para Harvey. Duas-Caras olhou para o sorriso dela, perfeito e insano, como nunca vira nem mesmo durante sua internação em Arkham.

— Preciso ir — murmurou —. Tenho que voltar.

— Tudo bem, até mais! — disse a fazendeira, parando e hesitando antes de perguntar curiosa —. Ah, Duas-Caras... você realmente não consegue ver aqueles... hum... “ratos”?

A expressão de Duas-Caras ficou vazia. Naquele momento, o famoso vilão de Gotham percebeu que era como um personagem perdido em um filme de terror.

A voz suave da jovem ecoou como um trovão em sua cabeça; ele mal podia pensar em mais nada, só tinha um pensamento:

— Fuja, Harvey Dent!

Ele pulou, virou-se e saiu correndo descontroladamente, desaparecendo em instantes.