Capítulo 5
Como assim? Gracie observou o dente-de-leão que não conseguira entregar, perdida em pensamentos confusos. O jogo realmente limitava a entrega de presentes para a mesma pessoa a apenas uma vez por dia, mas ela tinha certeza de que só presenteara dois indivíduos até agora.
Será que este detetive Hawke estava disfarçado? Ou seria o vizinho que ela encontrou antes o verdadeiro disfarçado? Pensando bem, o contorno do queixo deste detetive Hawke era, de fato, um pouco parecido com o do Batman.
— Você sabe qual é o nome do meu cavalo? — perguntou Gracie, tentando puxar assunto enquanto refletia.
— Não sei, e ele é bem rápido — gritou o detetive Hawke em meio à ventania. — Se você pudesse me deixar segurar as rédeas...
— Nem pensar, o cavalo é meu — recusou Gracie categoricamente, envolvendo o detetive com os braços como se fossem dois aros de ferro, fixando-o na sela. — Não tenha medo, você não vai cair.
O detetive Hawke não parecia nada satisfeito com aquilo. A dupla e o cavalo galoparam em disparada pelo viaduto a leste da Propriedade Miller em direção ao centro de Gotham, contornando por pouco vários obstáculos espalhados pela via e as crateras gigantescas formadas pelas explosões de gás nas ruas.
Gracie pretendia deixar o detetive Hawke bem na porta da delegacia de Gotham, mas ele insistiu que não precisava e recusou-se a indicar o caminho. Eles travaram uma discussão extremamente educada enquanto cavalgavam em alta velocidade, elevando o tom de voz cada vez mais, sob o olhar estupefato de todos que passavam pelas ruas.
A discussão terminou quando um assalto ocorreu logo à frente. O detetive Hawke exigiu que ela parasse o cavalo imediatamente. Gracie obedeceu, soltando as rédeas; o detetive saltou do animal, murmurou um breve "obrigado" e correu em direção aos assaltantes.
— Eles estão armados! — Gracie, ao ver os criminosos invadirem a loja de conveniência com agressividade, saltou do cavalo e, ansiosa, tateou a foice em sua mochila. — Deixe-me ajudar você!
— Volte! — o detetive Hawke virou-se e ordenou com rispidez. — Não preciso que uma civil desarmada como você me ajude a lidar com sequestradores armados! A rua é perigosa, você deve ir imediatamente encontrar a equipe de resgate federal...
— Você é o Batman! — Gracie teve uma epifania, chegando a uma conclusão bastante lógica.
— Não sei do que você está falando — o detetive Hawke engasgou-se, virando as costas para correr em direção à loja sob ataque, sem esquecer de deixar um aviso severo: — Não se arrisque neste momento! Vá para onde deveria estar e não deixe que eu a veja em zonas de perigo.
Gracie, na verdade, queria muito segui-lo. No entanto, no segundo seguinte, viu de longe o detetive Hawke desferir um soco certeiro no queixo de seu oponente, seus músculos robustos saltando sob o uniforme, lançando o criminoso armado como um projétil para fora da loja, onde aterrissou em meio a uma pilha de cartazes.
Ela ponderou sobre seu próprio nível de força atual e o número de inimigos, concluindo que talvez o ponto de vista do detetive Hawke estivesse correto. Gracie, contrariada, retirou-se, montou novamente em seu cavalo, que a aguardava pacientemente à beira da estrada, e deu um leve toque em seu flanco.
— Vamos, cavalinho — disse Gracie. — Vamos ver onde podemos comprar sementes.
O pônei castanho relinchou alegremente e acelerou o passo pelas estradas de Gotham. Infelizmente, ele não conhecia o caminho.
*
O resgate viria. Tinha que vir.
Deborah apenas se lembrava de que estava em um ônibus. Ela estava com o filho, viajando para Gotham para comemorar o aniversário de sua mãe. O menino brincava com seus brinquedos no colo dela; Deborah puxou a pequena cortina da janela com expectativa, observando o famoso horizonte de Gotham lá fora.
Ela percebeu que o céu estava vermelho como sangue. Então, o mundo inteiro, como se estivesse bêbado, começou a girar, tombar e revirar. Ela foi lançada para cima, contida apenas pelo cinto de segurança que a puxou de volta ao assento; sua cabeça bateu no encosto e uma barra de metal perfurou seu braço. O instinto a fez encolher-se no último segundo, abraçando o filho com força.
Depois, apenas a escuridão.
Mas ali estava escuro demais. Ela não conseguia ver nada. Não sabia se estava acordada ou inconsciente. Não sabia se ainda mantinha os olhos abertos. Não sabia sequer se ainda estava viva.
— Mamãe. Mamãe? — alguém a chamava suavemente ao pé do ouvido.
Deborah virou o rosto, colando sua bochecha na do filho, tateando a parte de trás da cabeça da criança: — Querido? Estou aqui.
Um feixe de luz iluminou seu rosto e o breu ao redor. Deborah conteve o impulso de soluçar e manteve a voz tão gentil quanto de costume: — Onde você encontrou essa lanterna, meu amor?
— Meu sapinho Frankie brilha no escuro, ganhamos no brinde do menu infantil da lanchonete — disse o menino, erguendo o brinquedo. — Agora podemos ver.
Eles realmente podiam ver.
Deborah viu vários corpos estirados ao lado dela, um braço estendendo-se inutilmente para cima, vindo de uma pilha de escombros. Do lado de fora da janela, reinava uma escuridão escarpada; Deborah podia ouvir o som da água fluindo, lavando os vidros do ônibus. O veículo estava afundando, e continuava a descer.
Ela chutou silenciosamente um par de óculos quebrados