Capítulo 17

[Crossover Britânico-Americano] Diário do Fazendeiro de Gotham Sofro com a brevidade do dia 4283 palavras 2026-07-31 03:58:27

No dia primeiro de janeiro, era o terceiro dia de trabalho de Laico como guarda no Asilo Arkham. Seu futuro parecia promissor. Ele já havia se matriculado em aulas noturnas de psicologia básica, esperando poder permanecer na função por muito tempo, assim como os veteranos do local.

O veterano Renê, que o apresentou ao emprego, já trabalhava em Arkham há dez anos, com um salário elevado e prestes a receber uma boa aposentadoria. Ao ouvir as histórias do experiente colega, a ansiedade de Laico foi gradualmente substituída por esperança — com dinheiro, finalmente poderia planejar o casamento com sua noiva. Os dois viviam juntos em Gotham há cinco ou seis anos, batalhando lado a lado, e agora a vida começava a melhorar.

“Temos uma piada antiga aqui, Laico,” disse Renê, sorrindo enquanto mexia nas chaves presas à cintura. “Você não precisa ser louco para trabalhar aqui, mas ser louco ajuda bastante. Ha ha!”

Laico forçou um sorriso. Para ele, a piada tinha um tom um tanto sombrio. Embora já soubesse que os guardas e médicos de Arkham enfrentavam altas taxas de ferimentos, incapacidades e surtos mentais, ele realmente queria trabalhar com tranquilidade até a aposentadoria.

“Lavanderia, Crocodilo!” Renê mudou para um tom rude e ameaçador. “Afaste-se da porta!”

A pesada porta de ferro se abriu, revelando uma cela individual. Laico ficou tenso — era a primeira vez que encarava o temido assassino Crocodilo. Ele mal podia acreditar que aquilo era humano. A criatura tinha pele verde, garras afiadas e um rosto humanoide com narinas reptilianas, respirando com um som gutural.

Laico seguiu rigidamente atrás dos dois veteranos, involuntariamente se posicionando no canto oposto da cela, o mais longe possível do assassino. Renê deu um tapinha em seu ombro e, com familiaridade, recolheu roupas e lençóis da cama. Dean, outro guarda, segurava um taser e levantou-o em direção ao Crocodilo, rindo: “Calma, Laico. Crocodilo gosta de assustar os novatos, mas ele sabe que, se enlouquecer, vai tomar um choque de dez mil volts!”

O Crocodilo resmungou insatisfeito, mas permaneceu imóvel no canto. Laico se sentiu um pouco mais tranquilo e ajudou Renê a recolher os lençóis, embora seus olhos permanecessem fixos na criatura verde — era inacreditável que aquela coisa também dormisse em uma cama.

Ele murmurou: “É estranho... parece que o Dr. Arkham coloca essas roupas deles em lugares visíveis de propósito.”

“Ele diz que ajuda a manter a consciência da realidade,” respondeu Renê, preguiçosamente arrumando a cama. “Eu acho que ele é meio louco também.”

De repente, as luzes piscaram e o chão tremeu estranhamente. Um estrondo ensurdecedor ecoou, seguido por alarmes agudos. Uma enorme cortina de aço caiu com estrondo, selando todas as portas e janelas, isolando-os do mundo exterior.

“O que está acontecendo?” Laico ergueu a cabeça assustado e correu até a cela para olhar o corredor escuro. A mudança na iluminação o desorientou, e seu coração disparou, quase saltando do peito.

Renê saiu também, espiando para fora — uma transmissão soou.

“Atenção a todos! Aqui é o Dr. Jeremias Arkham. Parece que Gotham sofreu um terremoto. Não há motivo para pânico; o sistema de segurança temporário que instalamos foi ativado, fechando todas as áreas até que a emergência termine.”

“Ha?” Renê ergueu a cabeça, irritado. “Isso já devia ter sido consertado há muito tempo!”

“A energia e as linhas telefônicas foram cortadas, mas o gerador reserva assumirá o funcionamento. Onde quer que estejam, mantenham a calma e aguardem o fim da situação.” A voz do Dr. Arkham soava calma, transmitindo uma estranha serenidade.

O doutor tinha razão. Tudo ficaria bem...

— Se a porta da cela do Crocodilo não estivesse aberta.

“Renê! Laico! Trancam essa cela!” gritou Dean, que recuava para a porta com a voz distorcida pelo pânico. “Saiam daí, Crocodilo! Eu avisei!”

Um som agudo de eletricidade estalando. Dean levantou o taser, lançando faíscas para o peito do Crocodilo que avançava. A luz azul iluminou o ambiente, e o cheiro de queimado se espalhou.

No segundo seguinte, diante do olhar desesperado de Dean, o Crocodilo balançou a mão e arremessou o taser para longe.

“Garotinho, parar o Crocodilo não se faz só com eletricidade.” Um sorriso cruel se formou no rosto reptiliano da criatura. Com uma garra, ele rasgou a pele de Dean, que jorrou sangue. “Entendeu?”

O coração de Laico quase parou. Sentiu o sangue gritar em sua cabeça. Dean era o guarda mais difícil da equipe — e o Crocodilo o despedaçou com um único golpe. Ele deveria sentir arrependimento, mas o medo avassalador não lhe permitia.

O Crocodilo virou-se para Renê, mostrando os dentes afiados: “Agora é a sua vez.”

“Assassino? Crocodilo!” Do outro lado da cela do Palhaço, uma voz estridente o incitou: “Avance, meu amigo reptiliano!”

As luzes piscaram e apagaram. Renê agarrou o braço de Laico, gritou “Corre!” e saiu em disparada.

Laico não pensou duas vezes e correu atrás dele, atingindo a velocidade máxima, ouvindo apenas o vento e os rugidos furiosos do Crocodilo.

Corre! Corre! Corre!

Corre, Laico!

O Crocodilo piscou os olhos incomodados pela luz repentina, irritado ao ver os dois guardas fugindo. Queria persegui-los, mas o Palhaço o interrompeu.

“Não ligue para eles, Crocodilo. Eles não vão longe.” A voz do Palhaço veio da janela da cela, sedutora. “Abre minha porta. Vamos nos divertir um pouco, que tal?”

“Não gosto de diversão!” rugiu o Crocodilo, aproximando-se da cela do Palhaço, encarando sua sombra pela janela.

“Vamos lá, Crocodilo!” O Palhaço segurou as grades, alegre. “Eu nunca te levei para o caminho errado, não é?”

“Hmph. Melhor que desta vez não leve.” O Crocodilo pegou as chaves do guarda morto e abriu a cela do Palhaço.

O rosto pálido do Palhaço emergiu da escuridão, seus lábios vermelhos se abriram num sorriso exagerado: “Luz baixa! Verificação de traje! Abre-te, sésamo! Agora, é hora da festa!”

*

Quantos dias já se passaram? Laico se perguntou.

Surpreendia-se por ainda conseguir pensar. Talvez o toque repentino do telefone na parede o tivesse trazido de volta à consciência. Talvez a pausa no tormento prolongado.

Os prisioneiros mais perigosos de Arkham estavam ao seu redor, suas vestes balançando no campo de visão.

À sua frente, o Palhaço sorria, estendendo uma mão fina como a de uma aranha para atender o telefone. A voz distorcida do Dr. Arkham soou do outro lado: “Renê, está tudo bem aí?”

O Palhaço abriu um sorriso largo e respondeu em tom suave: “Certamente, doutor! Tudo está deliciosamente perfeito!”

“Quem está falando comigo?” Arkham perguntou severamente.

O Palhaço gargalhou e ergueu o taser de dez mil volts: “Escute, doutor. O senhor Renê me pediu para lhe passar uma mensagem...”

Com alegria, posicionou o taser na têmpora de Renê e apertou o gatilho. Um estalo ensurdecedor e o grito mais aterrador que Laico já ouvira ecoou: “Aaaahhh—!”

“Ha ha ha ha ha!” O Palhaço riu descontroladamente e puxou o fio do telefone. “Chega de interromper a festa!”

Laico estava amarrado a uma cadeira, forçado a assistir a cena. Os loucos se aproximavam dele, com expressões distorcidas. Raiva e medo se misturavam; ele primeiro berrou insultos contra os assassinos, depois ordenou que voltassem às celas para restabelecer a ordem, e por fim, gemeu de dor, encolhido, chorando e suplicando.

O Palhaço gargalhava, a Bruxa tinha olhos vermelhos, o Crocodilo tinha mãos como tenazes, o Espantalho contava histórias em voz aguda, e Zas brandia uma faca. Ele percebeu o que era a verdadeira loucura, algo que ninguém acreditaria...

Ele estava paralisado, incapaz até de gritar.

Então, tudo ficou negro... talvez estivesse chegando ao fim.

Bum!

Como uma estrela explodindo diante de seus olhos, um estrondo ecoou de longe, e uma luz intensa iluminou o escuro interior do Asilo Arkham.

Era o som da cortina de aço sendo forçada. Passos se aproximavam, acompanhados de gritos incessantes.

Será que acabou...? A eletricidade voltou? O alarme foi cancelado? O Dr. Arkham chegou com os guardas armados para resolver a situação?

Laico virou a cabeça atordoado, mas não viu nenhum grupo de guardas entrando.

Apenas uma pessoa saiu do corredor escuro.

Uma mulher, atlética, com cabelos azul-esverdeados vibrantes — no escuro, sua cabeça brilhava ainda mais que o cabelo verde do Palhaço. Claramente não era uma guarda nem uma super-heroína; vestia jaqueta e jeans, não colete à prova de balas ou armadura tática, e segurava apenas uma espada enferrujada.

A cena poderia parecer cômica, mas sua expressão quebrava essa impressão: serena, com um leve sorriso, parecia calma... até alegre.

“Meu Deus,” disse a intrusa, parando na entrada estreita do corredor, apoiando a espada no chão, surpresa. “Tanta gente!”

Apesar do tom surpreso, seu rosto não mostrava medo. De alguma forma, tirou uma xícara de café quente do nada, ficou na porta observando a cena, bebendo tranquilamente, com as costas eretas.

Todos os loucos mais perigosos de Arkham a encaravam. Ela deu alguns goles, deu um passo à frente, cravou a espada no chão e disse com voz clara: “Venham, um de cada vez!”

Laico arregalou os olhos. A parte racional dele queria gritar para que ela escapasse, mas a parte sombria e distorcida pela tortura dos últimos dias desejava que ela ficasse, enfrentando os loucos. No fim, apenas emitiu alguns sons abafados, olhando com raiva enquanto vários loucos avançavam contra ela.

Então algo improvável aconteceu: a intrusa recuou meio passo, usando a vantagem do corredor estreito, e começou a desferir golpes rápidos. Laico não entendeu seu estilo de esgrima, mas podia ver que era veloz e preciso.

Seus golpes não pareciam de espada, mas de raquete de badminton: os atingidos não tinham feridas, apenas gritavam e voavam para trás como se fossem petecas.

O primeiro golpe lançou Zas uivando para trás; o segundo derrubou Zeus contra a parede; o terceiro fez a Bruxa quicar como uma bola e cair no meio da multidão. Os gritos deles eram mais agudos que os de Laico, dolorosos.

O quarto golpe falhou; o Crocodilo desviou e lançou uma garra feroz nela — Laico queria fechar os olhos, mas no instante seguinte, um brinquedo de sapo ao lado dos pés da intrusa saltou e engoliu o Crocodilo inteiro.

“Ufa! Por pouco!” A jovem segurando a espada bateu no peito aliviada, bebeu outra xícara de café quente e elogiou: “Bom sapo.”

Ela pousou a xícara e, sob os olhares surpresos dos loucos, disse alegremente: “Boa noite! Vim para cumprimentar vocês, será que podem não ser tão bravos assim...?”

Sorriu e, como se colhesse legumes, desferiu golpes violentos, derrubando o Espantalho que rolou para longe.

“Afinal... eu realmente não consigo vencer vocês agora.”