Capítulo 3
Página 1/3
O Batman olhou para Gracie.
Alfred olhou para o Batman.
Gracie olhou para a cachoeira.
Eles passaram os cinco minutos mais longos do mundo.
Batman quebrou o silêncio primeiro, perguntando com uma frase afirmativa: “Quem é você?”
“Seu vizinho ao lado! Eu sou Gracie, Gracie Miller.” Gracie, recuperando-se do choque de ver alguém escalando a cachoeira do rio escuro com o corpo, cumprimentou alegremente os vizinhos. “Eu moro naquela propriedade ao norte!”
“Eu não moro aqui, só passei por acaso.” Batman negou firmemente no início, depois hesitou por meio segundo, “...Propriedade ao norte?”
Alfred olhou para seu patrão em silêncio e sem palavras. Dada a cena, qualquer pessoa com um mínimo de senso comum saberia, pelo alto teor tecnológico do esconderijo cheio de símbolos do morcego e pela posição relativa em relação à Mansão Wayne, que Batman e Bruce Wayne têm uma relação profunda. Ninguém entende como Batman ainda insiste em negar.
Então ele percebeu que Gracie parecia realmente acreditar.
“Oh... desculpe, então sou apenas vizinha deste senhor.” Gracie corrigiu-se prontamente, explicando pacientemente: “A propriedade Miller ao norte. Eu me mudei ontem e planejava vir cumprimentar vocês hoje, mas houve um terremoto de madrugada... Ah! Olhem, eu trouxe um presente!”
Antes que Batman e Alfred pudessem pensar sobre quando exatamente surgiu essa tal propriedade Miller ao norte, a boa vizinha rapidamente tirou do bolso uma narciso amarela ainda com folhas e caule, oferecendo-a com as duas mãos para o mordomo.
Alfred olhou para a flor fresca, que parecia intacta e sem sinais de ter ficado meia hora no bolso, e a pegou, parecendo até um pouco lisonjeado: “Oh, obrigado... Você é muito gentil, senhorita Miller. Sou Alfred Pennyworth, mordomo da Mansão Wayne, pode me chamar de Alfred.”
“Pode me chamar de Gracie!” Gracie disse alegremente, tirando de algum lugar outra narciso amarela, voltando-se para Batman.
Batman cruzou os braços, olhando-a em silêncio, sem intenção de aceitar aquele presente estranho: ele realmente não conseguia entender que tipo de pessoa ela era—na verdade, sentia que essa “vizinha” que apareceu do nada tinha algo de anormal.
Mas Gracie ignorou completamente seu gesto silencioso de recusa e, antes que ele pudesse falar, rapidamente espetou a narciso na conexão da armadura de Kevlar do seu braço, num movimento tão rápido que até a visão dinâmica de Batman só captou uma sombra.
O Cavaleiro das Trevas sentiu os pelos eriçarem, o alarme interno disparar, e seu corpo reagiu antes da mente—ele pulou de repente, rolou duas vezes no ar, afastando-se bruscamente dela.
Gracie permaneceu no lugar, segurando o presente, olhando para ele com expressão confusa. A flor repousava sobre o peitoral de Batman, balançando suavemente com a brisa da Batcaverna, acariciando a marca do morcego em seu peito, as cores combinando perfeitamente, tudo parecendo inocente e belo. Mas se aquela investida fosse um ataque, ele provavelmente teria perdido o braço!
Batman respirou fundo, ajustou a postura e caminhou até ela: “O que você quer?”
“Ah?” Gracie recolheu a mão, arregalou os olhos e olhou timidamente para ele, “Eu... deveria querer alguma coisa?”
Batman achou melhor esclarecer: “O que você quer na Mansão Wayne?”
“Cumprimentar os vizinhos.” Gracie respondeu sinceramente. “Principalmente porque o terremoto foi forte ontem à noite, achei que talvez houvesse pessoas precisando de ajuda aqui...”
O humor de Batman melhorou um pouco, mas não muito—essa frase tinha pelo menos cem pontos duvidosos, mas a boa notícia é que ela não era como os loucos do Asilo Arkham, pelo menos estava disposta a atuar.
Página 2/3
“Então você pode ir embora agora, estamos bem.” Batman disse com expressão séria.
Gracie o olhou timidamente, depois olhou para Alfred, com uma expressão de colegial sendo repreendida pelo diretor. Alfred quase se comoveu e estava prestes a intervir, quando Gracie reuniu coragem e perguntou: “Você disse que não é meu vizinho? Então quem é você?”
Batman sentiu uma dor incômoda começar na cabeça.
Ele ficou um instante com o olhar vago, depois se virou para Alfred, apertando os lábios. O mordomo entendeu sua expressão e sorriu resignado, tossindo levemente: “Gracie? O que pretende fazer? O terremoto não causou danos na sua propriedade?”
“Claro que causou. Meu terreno está coberto de troncos quebrados e pedras, tive que limpar o caminho até a entrada da mansão de vocês.” Gracie desviou o assunto, suspirou e pensou seriamente: “Pretendo ir até a cidade para ver se há pessoas precisando de ajuda, como vocês, e depois procurar lojas para comprar suprimentos...”
Alfred sorriu aprovando-lhe e lançou um olhar discreto para Batman, que já havia se virado e remexia entre as ruínas da Batcaverna. Ao ouvir Gracie, Batman parou por um momento e falou calmamente: “Você não pode ir para a cidade agora.”
Silêncio. Quando o silêncio se tornou constrangedor, Gracie finalmente percebeu que a frase de Batman não era uma simples afirmação, mas um convite para ela perguntar: “Por quê?”
“O metrô de Gotham está inoperante.” Batman respondeu de forma direta. “A ponte Kane Memorial deve estar destruída e incomportável. O mais importante: agora não conseguimos sair por cima.”
Ele apontou para o alto.
“Ah.” Gracie olhou para a abertura de dezenas de metros acima, depois para sua própria barra de vida que havia caído para um terço após o salto, e pensou: como um buraco pode não ter escada?
Então ela virou-se para Batman e perguntou sinceramente: “Por que vocês não instalaram um elevador dentro da caverna?”
“Tem, mas desabou.” Batman respondeu sombrio. Gracie virou a cabeça na direção para onde ele olhava e viu uma massa de metal retorcido, provavelmente as portas do elevador, esmagadas por pedras.
“Mas vocês poderiam deixar outra saída.” Gracie disse. “E se o elevador quebrar?”
“Também desabou.” Batman parecia ainda mais sombrio. Atrás dele, a fenda grande deixava a água jorrar como uma cachoeira por outra abertura.
“O que faremos agora, senhor?” Alfred perguntou melancolicamente, olhando para o buraco inatingível.
Ele não teve tempo de pensar como a vizinha pulou de tal altura sem se ferir, mas agora acreditava que talvez Gracie não fosse uma pessoa comum.
“Só podemos nadar por baixo.” Batman falou baixo, olhando para a cachoeira que ele havia escalado. “Espero que meu equipamento de mergulho ainda esteja funcionando...”
“Você não pode subir?” Gracie interrompeu, ansiosa. “Como você fez antes.”
“Isso é difícil agora, Gracie.” Alfred disse com leveza. “Não tem ninguém para nos puxar lá de cima... O cabo do gancho é longo, mas não há nada confiável para prender, e não dá para lançá-lo tão alto.”
“Não se preocupe!” Gracie bateu os punhos animada. “Eu posso! Sou ótima em lançar cordas!”
Batman parecia achar que Gracie estava falando bobagem, mas por consideração a Alfred, relutantemente entregou a versão alongada do gancho para ela.
Página 3/3
Gracie pegou o gancho com solenidade, segurou firme nas extremidades, ficou tensa, tremendo como se estivesse preparando algo—Alfred quase achou que ela teria um surto de febre—e então, como ao lançar uma vara de pesca, ela arremessou o gancho com um estalo.
A corda esticou-se instantaneamente e voou para o alto, passando pelo buraco, caindo com um baque e fincando-se firmemente no solo, sem se mover mais.
“E aí?” Gracie disse, entregando a ponta da corda para Batman. “Quer tentar?”
Batman puxou a corda e ficou surpreso ao ver que o gancho realmente desafiava as leis da física ao se prender tão alto. Ele começou a suspeitar, sutilmente, que a jovem fazendeira ao seu lado poderia ter sangue de kryptoniano. Ele assentiu, segurou a corda com as duas mãos e saltou para cima: “Obrigado. Vou subir e puxar vocês.”
“De nada!” Gracie disse alegremente. “Mas afinal, quem é você?”
Batman subiu. Alfred olhou satisfeito para o Batman que escalava a corda rapidamente como um gato e, virando-se, sorriu para Gracie, elogiando seu arremesso digno de uma pescadora experiente.
Gracie, lisonjeada pelas palavras do velho, estufou o peito, bateu os punhos com determinação e garantiu que visitaria a Mansão Wayne mais vezes para trocar experiências de pesca com o cavalheiro inglês.
Acima deles, Batman acelerava na subida. Um pequeno bando de morcegos inquietos foi assustado pelo barulho, gritando e mergulhando em direção ao chão. Alfred suspirou resignado, agitando os braços para afugentar os morcegos assustados, esperando que não sujassem seu último casaco intacto.
Nesse momento, Gracie soltou um grito abafado e aterrorizado. Ela pulou, virou-se e começou a correr em alta velocidade por um caminho estranho, como se os morcegos que voavam em sua direção fossem uma matilha de bestas famintas. Os morcegos pareciam atender à expectativa, acelerando atrás dela, voando como andorinhas fugindo para o ninho.
“Como assim—” Alfred assistiu impotente Gracie correr descontroladamente pela parede, tropeçando em pedras no meio do caminho, com o som surdo dos joelhos batendo, que devia doer muito. “Gracie?! O que está acontecendo? São só morcegos, eles não mordem—”
“Morcegos!” Gracie falou de forma desconexa, “Morcegos aaaaaah—”
De repente, ela sacou uma foice dobrável (onde diabos ela havia guardado aquilo?) e agitou no ar algumas vezes, afastando alguns morcegos próximos, antes de continuar correndo.
Alfred sentiu-se contagiado pelo pânico dela, virou-se apressado e tentou encontrar o spray repelente de morcegos nas ruínas da bancada, ignorando os gritos distantes de Batman, que chamava seu nome do alto, a cinquenta metros.
“Socorro! Socorro!” Gracie escapou do círculo de morcegos em ziguezague, estendendo as mãos para o gancho, “Vou morrer! Vou mesmo morrer!”
“Não se preocupe, Gracie, são apenas morcegos—” Alfred, nervoso, andava apressado com o spray, tentando tranquilizá-la.
Um morcego voou em círculo e bateu uma asa na cabeça de Gracie. Alfred ainda não tinha tirado a tampa do spray quando viu Gracie congelar, cair no chão com uma expressão serena e os olhos fechados, perdendo a consciência.
“Gracie!!” Alfred deixou o spray cair, jogou-se sobre ela e gritou desesperadamente.