Capítulo 22 — Quem pegar o artefato funerário morrerá
No momento em que a porta da tumba se fechou, todos se viraram para olhar para o Gordo Wang.
— Isso não tem nada a ver comigo! Como eu poderia saber que a porta se fecharia assim que entrássemos? — disse o Gordo Wang, gesticulando com as mãos.
O Sr. Qiu não disse nada, apenas iluminou o ambiente com sua lanterna de alta potência. A câmara funerária era vasta e estava repleta de velas por toda parte, com uma esfera suspensa no teto. Hu Bayi aproximou-se de uma das velas e a acendeu. A chama liberou um tênue gás esbranquiçado.
— Se a vela apagar, significa que não há oxigênio aqui e precisamos sair imediatamente — avisou Hu Bayi.
Após acender a vela, o grupo começou a vasculhar a tumba. Havia muitos vasos de cerâmica, mas a maioria estava quebrada ou, quando intactos, já haviam sido oxidados pelo tempo. No centro da câmara, repousava um sarcófago de pedra. Hu Bayi aproximou-se e examinou-o com atenção.
— Este sarcófago está perfeitamente selado; o que estiver lá dentro deve estar bem preservado.
Dito isso, ele acendeu outra vela no canto sudoeste.
— Gordo, o gancho de ferro! — chamou Hu Bayi. O Gordo Wang tirou a ferramenta da mochila e a entregou. O gancho era um instrumento telescópico usado pelos Mestres de Escavação para abrir caixões, funcionando como uma alavanca quando estendido.
Hu Bayi encaixou o gancho nas bordas do sarcófago de cimento e, aos poucos, começou a forçar a abertura.
— A garra de exploração! — ordenou ele novamente, e o Gordo Wang entregou a ferramenta.
Com o equipamento em mãos, Hu Bayi agarrou a tampa do sarcófago e, com um esforço súbito, fez com que ela se levantasse.
— Vão ajudar! — gritou o Sr. Qiu. Os homens de preto que o acompanhavam avançaram e empurraram a tampa.
Um estrondo ecoou quando a tampa, pesando quase cem quilos, caiu no chão, estilhaçando os ladrilhos. Assim que o caixão foi aberto, o Sr. Qiu aproximou-se com a lanterna. O grupo se reuniu ao redor e viu um cadáver seco deitado no interior. Nas mãos, a múmia segurava um cetro de jade.
— Você não disse que aqui não entrava oxigênio? Como explica este cadáver seco? — perguntou o Sr. Qiu, encarando Hu Bayi.
— Provavelmente o ar não foi totalmente removido na época do sepultamento — respondeu Hu Bayi.
O Sr. Qiu lançou-lhe um olhar de desdém e ordenou que usassem os instrumentos de medição. Assim que o aparelho varreu o local, começou a apitar freneticamente. A expressão do Sr. Qiu mudou instantaneamente; ele estava extremamente agitado. Era aquilo que ele procurava.
Ele tentou retirar o cetro de jade, mas o cadáver o segurava com tanta força que era impossível soltá-lo.
— Bang! Bang!
O Sr. Qiu disparou dois tiros contra as mãos do cadáver e só então conseguiu retirar o cetro, embora ainda restassem pedaços dos dedos da múmia presos à peça.
— Limpem os dedos do objeto de jade — instruiu Hu Bayi, entregando o cetro a um subordinado. Ele não reclamou; afinal, eles tinham o direito de escolher os artefatos primeiro.
Ninguém notou que a esfera no teto começava a apresentar rachaduras.
— Retirem o cadáver, pode haver mais alguma coisa lá dentro! — ordenou o Sr. Qiu.
Aquele cetro continha um traço de energia da veia do dragão, não a energia completa, mas apenas um resquício. Os subordinados arrastaram o corpo para fora e o jogaram de lado.
— Respeite os mortos — disse Hu Bayi. — Existe um código entre os Mestres de Escavação: não tocamos em ossadas.
— Essas são as suas regras, não as minhas! — retrucou o Sr. Qiu.
De repente, um som de ruptura ecoou. A esfera no teto abriu-se, e uma multidão de insetos caiu de dentro. Eram criaturas do tamanho de uma unha, inteiramente pretas, que zumbiam enquanto batiam as asas no ar.
— Irmão Hu, a luz apagou! — gritou o Gordo Wang, desesperado.
— Procurem a saída, rápido! — ordenou Hu Bayi em voz alta.
Todos começaram a revirar o local em busca de uma saída. Huo Yujie observava os insetos, que pareciam estar caçando um alvo. Eles perseguiam quem estivesse com o cetro de jade.
— Usem fogo! — gritou Huo Yujie, lembrando-se das chamas expelidas pela estátua guardiã na entrada.
O grupo sacou lança-chamas das mochilas. Os insetos, tendo localizado quem segurava o cetro, voaram em bando e cobriram o homem.
— Aaaaah!
O grito de agonia durou apenas alguns segundos. Em um instante, o homem foi devorado pelos insetos, restando apenas os ossos e as vísceras. O cetro de jade caiu sobre o cadáver. Após a refeição, os insetos voltaram sua atenção para o Sr. Qiu.
Qualquer um que tocasse no cetro era marcado. O velho de baixa estatura estava preocupado; se fossem apenas um ou dois, seria fácil, mas centenas deles eram impossíveis de eliminar.
— Zzzzz...
Nesse momento, uma rajada de fogo queimou os insetos que sobrevoavam o local. Criaturas carbonizadas caíram aos montes. O Sr. Qiu pisou nelas e recolheu o cetro do chão. O calor intenso das chamas acendeu as velas restantes da câmara, que liberaram um gás branco, denso como névoa.
— Cuidado, é tóxico! — alertou Huo Yujie, colocando sua máscara de gás.
Quando todos se protegeram, notaram que a mão do Sr. Qiu começava a escurecer, e o cetro de jade, antes azul-esverdeado, tornava-se gradualmente vermelho.
— Sr. Qiu, não pode ficar com esse cetro! — gritou Hu Bayi.
O Sr. Qiu olhou para o objeto em sua mão e pediu uma sacola a um de seus homens para guardá-lo.
— Se não posso tocar nele, eu o levarei na sacola, não é?
Ele não abandonaria aquele cetro; era o que ele buscava. No entanto, ele não percebeu que tanto a palma quanto o dorso de sua mão estavam completamente negros.
— Sr. Qiu, você foi envenenado — advertiu Huo Yujie.
— Apliquem o antídoto! — ordenou o Sr. Qiu.
Ele não entrou em pânico; estava preparado para o envenenamento. Ele havia se planejado minuciosamente para esta expedição.
— É melhor se livrar do cetro. Esses artefatos não são fáceis de manusear — insistiu Huo Yujie.
— Desde que eu não toque nele diretamente, estará tudo bem — respondeu o Sr. Qiu.
Ao ouvirem isso, ninguém mais ousou insistir. Todos voltaram a procurar por mecanismos de saída. A tumba estava hermeticamente fechada, e a queima contínua das velas continuava liberando gases.
— A vela não apagou, o que prova que há entrada de ar, possivelmente vinda de uma saída secreta — analisou Hu Bayi, voltando a procurar.
A câmara tinha cerca de trezentos metros quadrados e, embora não parecesse grande, a saída não era encontrada em lugar algum. Huo Yujie, usando seu computador e sensores, rastreou a origem da corrente de ar e finalmente a localizou sob o sarcófago.
— Há uma corrente de ar sob o caixão — apontou ela.
Hu Bayi aproximou-se, usou o gancho de ferro para testar e perfurou o fundo do sarcófago de pedra.
— Então o canal estava debaixo do caixão. Por isso o cadáver estava tão seco — disse Hu Bayi com um sorriso, abrindo completamente a passagem.
Um túnel escuro surgiu diante deles.
— Hu Bayi, você vai na frente — ordenou o Sr. Qiu.
Ninguém sabia aonde aquele caminho desconhecido levaria.
— Certo — assentiu Hu Bayi, entrando primeiro.
Os Mestres de Escavação iam na frente, seguidos por Huo Yujie e seu grupo de sete pessoas, com o Sr. Qiu fechando a retaguarda.
— Sua mão... — começou alguém.
— Não é nada, tomei o antídoto — respondeu o Sr. Qiu friamente.
O velho de baixa estatura assentiu e disse: — O cetro de jade contém uma energia peculiar. Se sua mão piorar, destrua-o.
— O importante é a veia do dragão!
— Sim — concordou o Sr. Qiu.