Capítulo 36: Armadilha
Página (1/3)
Era noite.
No aposento do comandante, a mesa repleta de pratos delicadamente preparados permanecia intocada.
Vey Shao suportou à força as ondas sucessivas de enxaqueca que lhe atormentavam a cabeça e, soltando um leve estalo de irritação, pousou os hashis.
Ao vê-lo, o criado que o acompanhava ficou profundamente apreensivo e tentou dissuadi-lo com algumas palavras de preocupação:
— Meu senhor, já faz um dia inteiro que não se alimenta direito. Se continuar assim, como seu corpo há de suportar?
Vey Shao estava farto daquele sermão bem-intencionado e, ao ouvir aquilo, tornou-se ainda mais irritado.
Aquela dor de cabeça já não o atormentava havia apenas um ou dois dias.
Anos antes, empenhara-se de corpo e alma no campo de batalha para alcançar uma posição elevada, sem imaginar que alguém lhe faria mal pelas costas. Era evidente que fora envenenado.
Felizmente, conseguira sobreviver graças ao tratamento de um mestre da medicina, mas as sequelas do envenenamento continuavam a torturar dia e noite aquele Senhor dos Nove Mil Anos.
Infelizmente, quando o responsável pelo envenenamento fora capturado, ele mordera o receptáculo de veneno escondido entre os dentes. Até aquele momento, ainda não haviam descoberto a identidade de quem o mandara agir.
Ao pensar nisso, os olhos estreitos de Vey Shao se semicerraram perigosamente. A mão direita, caída junto à mesa, fechou-se em punho e golpeou a madeira com força.
O criado estremeceu, empalidecendo de medo.
Ao mesmo tempo, do lado de fora, ouviu-se o grito assustado de uma mulher.
Página (1/3)
— Quem está aí?
A pergunta gélida de Vey Shao ecoou, enquanto um silêncio incomum se espalhava pelo ar.
Todos sabiam que o temperamento do Senhor dos Nove Mil Anos era particularmente terrível quando sofria de dor de cabeça. Quem ousasse irritá-lo naquele momento estava, sem dúvida, procurando a própria morte.
Logo, os guardas ocultos do lado de fora conduziram até ali uma mulher vestida com uma saia amarelo-clara.
O criado reconheceu a pessoa diante de si, lançou um olhar ao semblante de Vey Shao e só então perguntou:
— Você não é a Oriole, da estufa? O que está fazendo aqui a esta hora da noite?
Arrastada para dentro do aposento do comandante pela gola, Oriole, embora já tivesse se preparado mentalmente para aquilo, ficou tão assustada que não conseguiu dizer uma palavra.
Encolhida, ajoelhou-se no chão sem ousar responder, tremendo dos pés à cabeça.
Sob o olhar penetrante de seu superior, ela falou timidamente o que trazia no coração:
— Eu, eu só queria capturar aquela pessoa que desrespeitou o comandante...
Vey Shao já perdera a paciência. Ao ouvir aquilo, arremessou sem piedade ao chão a xícara de porcelana branca que segurava, provocando um estrondo assustador.
A voz do homem era extremamente grave e carregava um perigo impossível de descrever.
— Quem se atreveu a desrespeitar este comandante?
Oriole acalmou o coração e, seguindo o plano original, contou tudo em detalhes:
— Foi Lu Wanci!
Página (2/3)
Com os olhos baixos, Oriole não percebeu o brilho de interesse que passou fugazmente pelo olhar do homem ao ouvir aquele nome.
— De novo ela? — Vey Shao soltou uma risada fria.
Dessa vez, porém, já não parecia irritado. Cruzou os braços e se recostou preguiçosamente na cadeira, observando a mulher ajoelhada no chão.
— O que ela fez?
A voz do homem estava impregnada de frieza, como se uma única palavra errada pudesse fazer com que ela fosse arrastada para fora e espancada até a morte.
— Ao meio-dia de hoje, eu lhe ordenei que, como de costume, levasse dois vasos de flores até a entrada do aposento do comandante. Quem poderia imaginar que ela seria completamente analfabeta e acabaria trazendo diretamente um vaso cheio de ervas daninhas?
Sob o olhar cada vez mais afiado do Senhor dos Nove Mil Anos, Oriole estava apavorada. Mas, sem ter como recuar, só pôde cerrar os dentes e continuar mentindo:
— Eu também só descobri isso há pouco. A princípio, pretendia substituir as ervas daninhas...
Assim, ela também explicava por que aparecera ali no meio da noite.
Vey Shao desviou o olhar e deixou de lado o cetro de jade que vinha girando displicentemente entre os dedos.
Sem mudar de postura, o homem falou friamente para o espaço diante de si:
— Tragam-na até aqui.
— Sim.
Uma sombra negra lançou-se para longe.
Página (3/3)